Em Natal, não é diferente. E, dentro das discussões sobre os ônibus que circulavam na cidade do sol nesta época, uma combinação é idolatrada até hoje como sendo uma das melhores de todos os tempos em nossas empresas: O modelo “Vitória”, da Caio, encarroçado em um chassi da marca sueca Scania.
Tal idolatria se dá pela escassez de veículos com essa configuração em solo potiguar. De acordo com pesquisas feitas, apenas duas empresas tiveram ônibus com essa combinação em Natal. E uma delas foi a Guanabara.
O ônibus passou por diversas linhas da empresa. Na foto, por exemplo, ele estava operando na linha que hoje é a 61-62 (Soledade I/Petrópolis – Via Estrada da Redinha). Na época, as duas linhas eram desmembradas, onde a 61 possuía o itinerário atual e a 62 fazia terminal no bairro Panatis, na Zona Norte. Ambas atendiam o conjunto Santa Catarina. Por conta disso, foram unificadas.
No final da década de 1990, o veículo foi repassado para a recém-criada Expresso Oceano, empresa do grupo Guanabara que fazia as linhas semi-urbanas de sua propriedade.
Vale lembrar que o prefixo X015 já chegou a ser ocupado novamente. O ônibus em questão também foi fabricado pela Caio. Desta vez, o 96015 (reprefixado posteriormente para 1015) era encarroçado sob o modelo Alpha, recém lançado na época, e usava o chassi OF-1620, da Mercedes-Benz. O mesmo foi comprado seminovo, de uma empresa pernambucana.
Fotos: Sammy Philipe (Acervo Natal Buss) e Kristofer Oliveira (Ônibus Brasil)