Um projeto de extensão do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) contribui para melhoria da mobilidade urbana na cidade de Natal. O trabalho, que é coordenado pelo professor Enilson Santos, visa articular parcerias entre os setores público, privado e social/comunitário, com o objetivo de nuclear a observação crítica – com participação da cidadania e dos agentes públicos, sociais e econômicos nesse processo.
A proposta é que esses agentes desenvolvam um projeto de infraestrutura e operacionalização para responder aos interesses da sociedade. Em princípio o projeto está atuando em dois bairros da cidade: Guarapes, na Zona Oeste, e Ribeira, localizado na Zona Leste da capital.
Para o professor Enilson Medeiros, “esses agentes serão compostos por membros da própria localidade, mas não atuarão de forma punitiva e sim irão manter contato com as secretarias que tratam do setor para debater os problemas e procurar soluções”. Cada localidade tem sua característica peculiar no projeto.
Enilson revela que no Bairro do Guarapes, estão sendo realizados estudos sobre dificuldade de acesso dos moradores ao bairro por causa da falta de opções em transporte público. Já na Ribeira, por se tratar de uma região quase toda comercial, a proposta é a melhoria da mobilidade para atrair novas empresas e valorizar as que já existem.
Esse projeto é financiado pelo Ministério das Cidades e tem a participação de 15 alunos de diversos cursos da UFRN, contando com o apoio de seis professores.
Fonte: AGECOM / UFRN