A ideia da página é promover caronas entre os colegas de trabalho. A empresa interessada em estimular a prática faz o cadastro gratuitamente no site e lança uma campanha interna. Os colaboradores criam perfis e o Caronetas facilita o encontro entre pessoas que moram em uma mesma região. Depois, é só combinar o valor da carona.
Esse, inclusive, é o grande diferencial da página: estimular uma contribuição entre os caroneiros. O site facilita a transação entre o dono do carro e o carona por meio de uma moeda virtual. Assim, além de colaborar com a mobilidade urbana, os usuários têm uma compensação financeira.
Lançada em fevereiro de 2011, a página já tem 950 empresas cadastradas em 22 Estados. No entanto, a maior parte delas, cerca de 80%, ainda se concentra em São Paulo. Entre as companhias que já aderiram a ideia estão a TAM, a Tecnisa, a SulAmerica, Unimed, Faculdade de Medicina da USP e Usiminas. Juntas, somam 250 mil funcionários.
O site pretende, até o fim de 2012, tirar 250 mil carros das ruas de São Paulo – o que corresponde a 5% da frota paulistana de veículos de passeio.
Para conhecer o trabalho desenvolvido pelo site “Caronetas”, clique AQUI.
Reconhecimento: Apesar de estar há pouco mais de um ano no ar, o Caronetas foi pré-selecionado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, como umas das 15 soluções mundiais para melhorar a mobilidade urbana.
Três dessas iniciativas serão premiadas pela instituição americana e serão apresentadas, em junho, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
Fonte: Agência CNT