Projeto base de reestruturação dos corredores de transporte de Natal é aprovado

A Prefeitura Municipal vai investir R$ 104 milhões em obras de infraestrutura de reestruturação de importantes corredores de transporte. Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), da Mobilidade de Grandes Cidades. A próxima etapa será a apresentação dos projetos executivos, uma vez que a proposta inicial já foi aprovada. De acordo com o secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Márcio Sá, o Governo Federal apresentará ainda o cronograma de entrega destes projetos para análise da Caixa Econômica Federal (CEF). O prazo limite da apresentação será de 18 meses.

As obras consistem na implantação de 27 quilômetros de corredores exclusivos e semi-exclusivo, dotados de uma sinalização horizontal e vertical eficiente, implantação de novos abrigos de passageiros, recapeamento asfáltico e concretagem nas áreas de frenagem e de corredores exclusivos, bem como acessibilidade universal nos passeios. Ele abrange ainda a melhoria na acessibilidade nas calçadas, substituição da concretagem da frenagem, pintura de meio fio, de forma a melhorar o fluxo de veículos e de pedestres nos corredores que serão beneficiados.

O projeto também prevêem a construção de cinco obras d’arte, que na construção civil têm o objetivo de permitir que em uma estrada, linha férrea ou em um canal, por exemplo, transponham obstáculos. Estima-se que a população beneficiada chegue a 1.340 pessoas/dia.

Natal, assim como outros municípios do país, foi contemplada com este benefício, por meio de uma seleção da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SEMOB), do Ministério das Cidades. A proposta visa melhorar o sistema de transporte público da cidade, nos aspectos de segurança, acessibilidade, rapidez nos deslocamentos com prioridade aos usuários do transporte público, permitindo a integração da rede urbana e, no futuro, a rede metropolitana nos seus aspectos físicos e tarifários.

Corredores viários contemplados:

1 – Corredor da Bernardo Vieira: Extensão: 4.500,00m – 03 obras d’arte (nos cruzamentos com a linha férrea – Cel Estevam – passagem elevada-, avenida Prudente de Morais – viaduto – e rua Xavier da Silveira – viaduto)

2 – Corredor das avenidas Coronel Estevam/ Rio Branco: Extensão: 8.795,00m – 01 obra d’arte (Pontilhão de Cidade Nova – próximo a entrada para estação de transbordo)

3 – Corredor Mário Negócio / Amaro Barreto: Extensão: 4.589,00m

4 – Corredor Salgado Filho/ Hermes da Fonseca: Extensão: 8.493,00m – 01 obra d’arte (avenida Alexandrino de Alencar – túnel)

Implantação do VLT – Eixo Norte (1ª fase): O município do Natal também destinou parte dos recursos ao governo do Estado para a implantação da primeira fase do projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que abrangerá a revitalização da linha Ribeira/Extremoz, que faz o transporte ferroviário administrado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Rio Grande do Norte. Esta fase assegura recursos para implantação do modal de transporte no eixo norte da linha férrea da CBTU, numa extensão total de 14,56 km, alcançando as estações da Ribeira, Alecrim, Quintas, Igapó, Senhor do Bom Fim, Santa Catarina, Salvador, Serra Negra, Soledade, Santa Matilde, Nova Natal.

Fonte: Prefeitura do Natal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo