Nos últimos tempos, Natal virou, literalmente, um “queijo suíço”: Cheia de buracos e, diferentemente da iguaria mundialmente conhecida, alguns com um mau cheiro insuportável.
E os buracos não escolhem classe social, local de movimentação ou bairro para aparecerem. Por toda a cidade, nos quatro cantos, é fácil de achar alguma rua ou avenida de grande movimentação que tenha esse problema. E isso afeta a todos: quem anda a pé, de carro ou de ônibus.
Nesta semana, o UNIBUS RN deu um exemplo do descaso do poder público para com a malha viária de Natal: o corredor de ônibus da Av. Bernardo Vieira, principal ligação entre a Zona Norte e a Zona Sul para o transporte coletivo, simplesmente está sucateado. Desde a sua inauguração, nunca sofreu uma grande intervenção (só obras de tapa-buraco, por exemplo), o que contribuiu para a degradação da via. Hoje em dia, só se veem buracos, depredação do patrimônio público e abandono por parte dos governantes nessa importante via da capital dos potiguares.
É precisa uma maior ação dos governantes na conservação da nossa malha viária. O trânsito precisa fluir. O sistema de transporte também. Como já disse, em outra ocasião, um diretor de uma grande empresa de ônibus, não adianta pedir melhorias no sistema se os órgãos gestores não fazem sua parte melhorando as ruas e avenidas da cidade. E isso está piorando a cada dia.
Todo o sistema de transportes e o trânsito estão sendo prejudicados por uma iguaria que não é bem digerida pela população. Nesse caso, o queijo suíço precisa acabar com urgência na nossa cidade.