Dentro de um ano e meio, no máximo, a Irizar do Brasil pretende inaugurar a primeira fase da sua nova fábrica de ônibus em Botucatu, Estado de São Paulo. Segundo os dirigentes da encarroçadora, os planos de expansão da produção e a decisão de construir a nova unidade industrial não estão sendo afetados pela redução das compras de ônibus no primeiro semestre no mercado brasileiro.
Enquanto mantém sem alterações o ritmo de produção de ônibus que havia programado para este primeiro semestre, a Irizar do Brasil trabalha no detalhamento dos projetos de construção da sua nova fábrica de carroçarias, também localizada em Botucatu. Quando estiver concluída, a planta deverá produzir em torno de dez carroçarias por dia — capacidade que poderá ser rapidamente aumentada se necessário.
Os planos de construção da nova fábrica, assim como o cronograma que prevê a inauguração de sua primeira fase dentro de um ano e meio, no máximo, não sofreram alterações. A explicação é de João Paulo da Cunha Ranalli, gerente nacional de vendas da companhia: “Como todas as encarroçadoras, sabíamos que teríamos um primeiro semestre difícil, devido à introdução dos chassis Proconve P7, ou Euro 5, pois a maioria dos clientes antecipou suas compras. Além disso, havia o processo de regularização de homologações para faturamento dos ônibus, e ainda, as incertezas sobre a disponibilidade de diesel S50 e de Arla 32 para abastecimento. Acontece que não fomos afetados em nossa produção, graças, principalmente, à nossa carteira de exportação, que ainda está imune ao advento do Euro 5.”
A Irizar brasileira tem planos para continuar aumentando sua participação nos mercados interno e externo e foi isso que o seu diretor superintendente, Axier Etxezarreta, informou durante a visita de cortesia que fez à ABRATI no último dia 10 de maio, em Brasília. Ele estava acompanhado do presidente do Grupo Irizar, José Manuel Orcasitas, e do gerente nacional de vendas da encarroçadora, João Paulo da Cunha Ranalli. Foram recebidos pelo diretor da ABRATI Cláudio Nelson de Abreu, pelo empresário pelo Róger Mansur, da Pluma, pelo superintendente José Luiz Santolin e pelo assessor Ataíde de Almeida.
Desempenho: Na ocasião, Etxezarreta fez um rápido balanço da trajetória da Irizar no Brasil e historiou o desempenho alcançado no ano passado, quando a unidade brasileira da encarroçadora, que é espanhola de origem, registrou evolução de 19% na produção. As vendas cresceram 54% no mercado interno e 9% no mercado externo. Em 2011, foram produzidos 705 ônibus na unidade de Botucatu, dos quais 208 colocados no mercado nacional. As 497 unidades exportadas destinaram-se a vários mercados, entre eles Chile, Austrália, África do Sul, Peru, Costa Rica, Nigéria, Gabão, Uruguai, Paraguai e Venezuela.
O diretor superintendente comentou que a produção continua crescendo em 2012: de janeiro a abril saíram 189 ônibus das linhas de montagem. O total projetado para o ano é de aproximadamente 860 carroçarias. Para se ter uma ideia do quanto representa a produção da unidade brasileira no conjunto da produção mundial da Irizar, basta lembrar que no ano passado foram produzidas, ao todo, nas várias unidades da encarroçadora, aproximadamente 5.000 unidades.
Segundo Axier Etxezarreta, em 2012, apesar da crise na Europa, a Irizar pretende manter sua produção mundial mais ou menos nos níveis da de 2011. A produção das unidades da Europa deverá sofrer alguma redução, mas será compensada pelo incremento na produção das unidades do Brasil, do México e do Marrocos.
O executivo referiu-se ainda à aceitação, no Brasil, do modelo top de linha da Irizar, o ônibus PB. Considerou que “foi muito boa” e informou que, atualmente, 70% das unidades produzidas na fábrica brasileira são do modelo PB. Especialmente aqui no Brasil, ele tem sido absorvido pelas operadoras rodoviárias e pelas empresas que atuam nas áreas de fretamento e turismo e estão interessadas em oferecer um serviço diferenciado. O PB chama atenção pelo design, pelo acabamento luxuoso e pela grande variedade de itens de conforto.
Mais empregos: A nova unidade Irizar vai ocupar aproximadamente 100.000 metros quadrados e estará localizada em uma área total de 250.000 metros quadrados, à margem da Rodovia Marechal Rondon (SP-300). O terreno foi cedido pela Prefeitura de Botucatu, que está implantando na área o seu novo distrito industrial. A atual fábrica da Irizar foi instalada na cidade em 1997.
O diretor superintendente Axier Etxezarreta esteve presente à assinatura do contrato de cessão. Pelo acordo que viabilizou a fixação da Irizar no distrito industrial, a Prefeitura de Botucatu ficou encarregada da execução do acesso pavimentado à nova fábrica.
As negociações entre o município e a diretoria da Irizar do Brasil foram iniciadas em 2010, quando a encarroçadora atingiu seu limite de produção na atual planta, e concluídas em 2011.
Na atual fábrica em Botucatu trabalham 567 funcionários, número que tenderá a crescer significativamente quando a nova planta entrar em funcionamento e a capacidade de produção for sendo gradativamente aumentada. Quando se instalou na cidade, há 15 anos, a encarroçadora começou a produzir com 45 funcionários.
Fonte: Abrati