A oferta prevê a negociação de apenas um veículo para cada empresa interessada. “A ideia é que o cliente adquira um modelo como demonstração e conheça as vantagens”, explica Ricardo Alouche, diretor de vendas da MAN Latin America. Além das visitas diretas, o projeto passará pelas concessionárias de cada cidade visitada. Com isso, a intenção é atingir de 800 a mil clientes.
A Rota Volksbus contará com cinco modelos de chassis. Os micro-ônibus, miniônibus e os rodoviários são equipados com motores Cummins que usam tecnologia de pós-tratamento de gases SCR, por meio de injeção de solução de ureia (Arla 35) no catalisador. Já os chassis urbanos têm propulsores MAN com sistema EGR de recirculação de gases, que dispensa o uso de Arla 32.
A montadora é a única a oferecer as duas opções, que destaca como diferencial para os clientes. Segundo a empresa, em determinadas operações, como no anda-e-para das grandes cidades, o EGR pode garantir redução de 5% a 8% no custo operacional. “Além de não precisar do agente de ureia, os veículos têm consumo menor de combustível”, explica Alouche.
A empresa também vai aproveitar o projeto para divulgar o seu modelo de BRT, para corredores de ônibus, que será vendido a partir de agosto. O chassi articulado com piso baixo é equipado com motor Cummins de 330 cv. Segundo a MAN, o modelo deve ganhar mercado com preço mais baixo do que os concorrentes, oferecendo não menos do que o cliente quer, mas também não além do que ele precisa.
Expectativa de vendas: Com a ação de divulgação, as compras governamentais e a gradual retomada do mercado, a empresa espera encerrar o ano com queda menos drástica nas vendas de ônibus, em torno de 10%. A previsão inicial era de redução de 20%.