Segunda-feira de mudanças: Novidades no Circular da UFRN; Linha 45 não circulou

Circular da UFRN conta com mais uma empresa em sua frota

Visando a melhoria dos serviços da linha 588, que roda nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a SEMOB (Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal) autorizou o início das operações da empresa Cidade do Natal na linha. As primeiras viagens da linha com o ônibus da nova empresa começaram hoje (06).

Como a empresa não possuía veículo de grande porte na sua frota que desse suporte a grande demanda da linha, foi preciso recorrer a sua coirmã Cidade das Dunas para o início das operações. Com isso, o veículo escalado (2005041 – Marcopolo Torino G6 VW 17-210 EOD) atendeu as especificações da SEMOB e não ocasionou problemas no seu primeiro dia de operações.

A mudança pegou muita gente de surpresa. O veículo está operando na rota inversa (Via Setores de Aulas) no lugar do terceiro veículo da empresa Guanabara, o que deixou muitos usuários da linha confusos. Porém, no ponto final da linha (Restaurante Universitário), os funcionários das outras empresas e agentes da SEMOB tiravam as dúvidas dos passageiros.

De acordo com Jeferson Pedrosa, secretário adjunto da SEMOB, essa não será a única mudança na linha. “Todas as empresas que operam hoje no sistema irão participar do Circular da UFRN”, ressalta. De acordo com Jeferson, nos próximos 90 dias, será feito um estudo de demanda da linha, onde, semanalmente, serão trocadas as empresas que operam nesse itinerário. Tal estudo, de acordo com o secretário, tem como objetivo verificar e criar uma forma de diminuir a grande demanda da linha.

Jeferson ressalta, porém, que o tamanho da frota não será alterado. “A quantidade de carros vai permanecer a mesma. O que vai acontecer é que, semanalmente, vamos trocar as empresas. Já temos essa escala pronta”, completa o secretário.

Ônibus da linha 45 não circularam hoje

Os ônibus da linha 45 (Brasília Teimosa/Campus, via Praça), operada pela empresa Riograndense, não circularam nesta segunda-feira (06). Até às 14h de hoje (horário de encerramento das atividades externas da SEMOB), os motivos ainda eram desconhecidos até mesmo pela própria secretaria, que também informou, via telefone, que estava averiguando o caso e aplicará as penalidades cabíveis à empresa. Nossa equipe também telefonou para a empresa Riograndense. A atendente informou apenas que “a empresa não opera mais essa linha”.

Os usuários da linha 45 tiveram que utilizar outras linhas do sistema urbano para o deslocamento entre a zona leste e o Campus Universitário. Ainda não se sabe quando o serviço voltará a normalidade.

Por Andreivny Ferreira e Thiago Martins

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