Atualmente, o Comil Campione DD tem como principal concorrente o Paradiso 1800 DD, da geração sete da Marcopolo. O Panorâmico DD, da Busscar, também é outra opção do segmento de ônibus de luxo e de grande porte, mas pela situação financeira da Busscar, que tenta escapar da decretação de falência pela Justiça, tem baixa participação neste mercado.
De acordo com a Comil, o modelo, produzido na sede da empresa em Erechim, no Rio Grande do Sul, teve 238 unidades comercializadas desde o lançamento, um número nada desprezível para este segmento.
Um ônibus de dois andares, dependendo da configuração, tem preços que variam entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão. Se os veículos tiverem adaptações especiais, com salas, equipamentos eletroeletrônicos (DVD, TV LED, Blue Ray) e até pequenos estúdios (solução adotada por bandas), os valores podem ser superiores. Nestes casos, as encarroçadoras fornecem os itens básicos do veículo e as adaptações são realizadas por empresas especializadas.
A Comil diz que itens modernos de conforto e segurança e um design inovador e limpo são alguns dos principais atrativos do modelo. De acordo com a fabricante, para desenvolver o ônibus, foram realizados estudos biodinâmicos avançados no mercado, que permitem com que a carroceria ajude na redução do consumo de combustível e na diminuição do nível de desgaste dos pneus. Além de usar materiais mais leves, que auxiliam o cumprimento da “lei da balança”, o desenho da carroceria permite uma melhor relação do veículo com o vento contra o ônibus em movimento. O espaço interno privilegia o conforto e o bem estar visual dos passageiros. As poltronas são largas com boa distância entre elas na configuração executiva. No serviço leito, a distância é maior ainda. A iluminação interna é feita por luzes de LED, com destaque para as lâmpadas individuais de leitura. Elas iluminam mais sem provocarem desconforto para o passageiro que faz uso e sem atrapalharem a pessoa ao lado. Os dutos de ar condicionado têm novo projeto, que permite melhor distribuição do ar no salão de passageiros e permite que individualmente os usuários controle os defletores. Os conjuntos ópticos traseiro e dianteiro também contam com lâmpadas de LED que aumentam a visibilidade do condutor do ônibus e dos outros motoristas e pedestres até nos locais mais escuros. Para facilitar e baratear a manutenção, muitas peças do Campione DD são compartilhadas com outros veículos da linha Campione.
Mercado externo: A Comil está otimista para o mercado interno, principalmente a partir do ano que vem, quando passarem os efeitos da retração neste ano do setor por conta da antecipação em 2011 da renovação da frota de veículos a diesel motivada pela mudança de tecnologia para a redução da poluição que deixou os ônibus mais caros.
Os segmentos de turismo de luxo e de fretamento de longa distância devem registrar crescimento devido à ampliação da renda e por eventos mundiais, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que devem provocar impactos positivos sobre o turismo.
Mas é também o mercado externo a grande aposta da Comil para os ônibus de dois andares, especialmente os vizinhos latinos. O mercado de ônibus de dois andares rodoviários sempre foi mais forte que o Brasil em países como Argentina, Peru e Chile. Cada uma destas nações possui segmentos que se destacam para a aplicação deste tipo de ônibus. Exemplo é a Argentina, onde os ônibus de dois andares são largamente usados em linhas rodoviárias entre províncias, em viagens internacionais e para os deslocamentos de turismo.
Buscando diferencial para atrair clientes e analisando a boa relação custo-benefício, empresas de ônibus rodoviários no Brasil têm se interessado cada vez mais pelos veículos de dois andares ou como os profissionais gostam de chamar DD – Double Decker.
E a Comil não tem poupado esforço quando o assunto é divulgar o Campione DD. São feitas várias ações de divulgação para empresários e especialistas em transporte. A mais recente foi em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul. A apresentação do modelo foi feita numa concessionária da fabricante de chassi Scania na cidade e reuniu profissionais do setor.
Foto: Comil
Fonte: Canal do Ônibus