Em Salvador, já estão em uso seis veículos double deck (dois andares) equipados com sistema de sonorização e tradução em quatro línguas (português, inglês, espanhol e francês) que dispensam a utilização de headphones e uma capota móvel instalada no piso superior panorâmico será utilizada em caso de chuva.
“Os veículos possuem tecnologia de combustível a biodisel, demonstrando a preocupação com o meio ambiente. São rastreados via satélite e possuem câmeras de segurança rotativas interna e externa. Os pontos turísticos por onde as rotas do Salvador Bahia Bus passam são localizados via satélite, acionando o sistema de som para descrição dos locais, monumentos, praias, fortes, igrejas”, afirmou o executivo.
Projeto especial: Os ônibus do Salvador Bahia Bus se transformam em sala de aula com a realização do Projeto ‘Aula Viva’. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação o projeto tem a proposta de quebrar a rotina dos alunos das escolas particulares, municipais e estaduais, saindo do modelo tradicional de ensino. A intenção é proporcionar uma aula diferente e oportunizar os alunos a conhecer de perto a história da cidade que eles aprendem em sala de aula, a bordo de veículos doublé deck panorâmicos. “A ‘Aula Viva’ é uma das prioridades da equipe Salvador Bus, porque dá aos alunos a possibilidade de conhecer detalhes da primeira capital do Brasil e passear – fazendo o roteiro dos ônibus – conhecendo a partir das ruas da cidade, um pouco do contexto mundial, principalmente entre os Séculos XV e XVI. É montado um roteiro de acordo com o cronograma de ensino que está sendo trabalhado no colégio. Durante o passeio, os alunos contam com o apoio de guias de turismo e professores”, informou.
Outro projeto desenvolvido pelo Salvador Bahia Bus é o “Faça a sua Festa no Salvador Bus”. Na ocasião, o veículo transporta visitantes pelos principais pontos turísticos da cidade, realizando, durante o passeio, uma festa à bordo. O ano passado, no São João, o veículo se transformou no Ônibus do Forró, que fazendo dois trajetos especiais, foi animado por um trio nordestino ao som da zabumba, triângulo e sanfona. “Além da boa música, todos os passageiros degustaram as delícias e os quitutes típicos do São João como canjica, cocada e mingau de milho. A fim de proporcionar um clima ainda mais real da festa, os veículos ganharam também uma decoração personalizada, característica da época festiva, com fogueira estilizada e muito mais”, finalizou.
Fonte e foto: Portal “Mercado e Eventos”