Esta quinta-feira (06/09/2012) ficará marcada na história de Natal. Na manhã de hoje, os vereadores aprovaram por 17 votos a zero, o projeto que revogou o aumento na tarifa de transporte urbano da capital.

Centenas de estudantes estiveram presentes na Câmara Municipal acompanhando a votação. Um telão foi montado do lado de fora do prédio, para que todos pudessem acompanhar os votos dos vereadores. A redução da tarifa é resultado da chamada #RevoltadoBusão, iniciada após o aumento no valor da tarifa, que passou a custar R$ 2,40 no último dia 27 de Agosto.
O presidente da Comissão de Justiça da CMN, vereador Ney Lopes Júnior, disse em entrevista à Tribuna do Norte que é possível conceder isenção fiscal aos empresários para que as passagens sejam subsidiadas pelo município. Ney alegou ainda que isso já ocorre em várias cidades do Brasil e faz com que o serviço público beneficie a população e o aumento dos insumos não recaia totalmente sobre o usuário.
O vereador também comentou o fato da CMN ainda não ter votado a licitação de transportes da capital: “Licitação não tem nada a ver com tarifa de ônibus”, disse Ney Lopes. A assessoria do vereador Raniere Barbosa também se pronunciou sobre a revogação do aumento da tarifa: “A CMN acabou de aprovar a revogação do aumento das passagens de ônibus – um trabalho pela população” comentou, em sua página em uma rede social.
Vereadores também aprovaram o fim da dupla função dos motoristas

Votado em segundo turno, o projeto de lei 118/09 será encaminhado para a homologação da prefeita Micarla de Souza. O projeto já havia sido aprovado em primeiro turno na última terça-feira (13), por 16 votos a zero. A decisão foi bastante comemorada pelos rodoviários.
Estudantes comemoram nas redes sociais
Integrado principalmente por estudantes universitários, a #RevoltadoBusão também foi às ruas comemorar. O lema dos integrantes era protestar até que a tarifa tivesse o valor diminuído. Após a votação que revogou o valor das passagens na câmara, motivo de festa para os estudantes, eles foram ao Viaduto do Baldo, na Cidade Alta, fazer o chamado ‘roletaço’, onde embarcaram em ônibus sem pagar passagem e interditaram parcialmente às vias.

Outra imagem reverenciando os estudantes que participaram das manifestações também foi publicada, logo após o resultado da votação na câmara: “Aqueles que foram chamados de vagabundos, lutaram e venceram! R$ 2,20. Aumento da passagem foi revogado”. A publicação recebeu mais de três mil compartilhamentos.

Por Thiago Martins