Especial UNIBUS RN: 2009 – o ano das grandes renovações

A história da humanidade é construída ao longo dos dias. Por mais adeptos que sejamos a rotina, todos os dias coisas novas acontecem em nossas vidas, integrando-se às nossas experiências. Assim, a especialização em ônibus, por exemplo, é um diário que acompanha e registra os fatos relacionados ao transporte em nível local, regional, nacional e até mesmo internacional. As renovações de frota por parte das empresas fazem parte desses fatos; algumas, de imensa repercussão, como as renovações do recente ano de 2009. Essas grandes renovações estão no Especial UNIBUS RN de hoje!
Renovações de frota das empresas de ônibus acontecem diariamente por todo o mundo. Em Natal, as empresas são mais comedidas com suas compras de novos ônibus – até por que há uma predominância de frota relativamente nova e um número de veículos restrito por empresas. É possível dizer também que as empresas, para grandes renovações, acompanham também a demanda de suas linhas.
No ano de 2009, é possível afirmar que o contexto da renovação mudou. Em Natal, as empresas haviam assinado, ao final de 2008, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) – ainda durante a gestão do ex-prefeito Carlos Eduardo – que previa, entre outras mudanças no sistema, grande renovação na frota de Natal. Para cumprir o termo, as empresas optaram por compra conjunta dos modelos de ônibus. Dentro desse novo contexto, foram feitas duas grandes renovações. A primeira com 60 ônibus novos e a segunda com 53 veículos.
Durante a chegada dos novos ônibus, foram feitas, em ambas as ocasiões, cerimônias de entregas dos veículos. Os eventos contaram, além de todos os novos ônibus, com a presença de autoridades – entre empresários, prefeita, vereadores, secretários. É importante ressaltar que a prefeita Micarla de Souza (PV) estava em seu primeiro ano de administração; praticamente não havia índice de rejeição pela prefeita e as ações corroboravam com a ideia de que sua gestão investiria no setor de transportes, o que pouco aconteceu. Atribuições políticas a parte, traça-se um paralelo entre a gestão de Micarla e o atual candidato a prefeito Carlos Eduardo (PDT) – que de fato investiu no transporte.
Entre as renovações ocorridas em 2009, a unanimidade foi para o chassi OF-1722 da Mercedes-Benz. Já os modelos de ônibus divergiram. Na primeira grande compra conjunta, em junho de 2009, a predominância foi pelo Torino, da Marcopolo. Apenas a Cidade do Natal (na época ainda denominada ‘Cidade das Dunas’) optou pelo modelo Apache VIP II, da montadora Caio Induscar.
Para a primeira compra conjunta, uma grande solenidade de entrega dos ônibus foi organizada, no largo do Estádio Machadão. Todos os 60 ônibus estiveram presentes.
 
A configuração parecida dos ônibus fora usado em João Pessoa-PB, para as empresas TransNacional e Reunidas, pertencentes ao Grupo A. Cândido – proprietário das empresas Santa Maria e Reunidas em Natal. As divergências entre os ônibus de João Pessoa e Natal eram apenas a configuração interna – uma vez que o embarque nos ônibus de João Pessoa é feito pela porta traseira – e os ônibus da capital paraibana serem três portas, enquanto os de Natal foram comprados com apenas duas, sendo com o desembarque pelo meio do ônibus.
O que também chamava atenção era a configuração única para todas as empresas. Empresas como Guanabara e Via Sul já tinham o modelo Torino incorporados em sua frota, porém em configurações diferentes. Aquela compra fez também que o modelo tornar-se base de outras compras do modelo. Já para a Riograndense, era a primeira renovação depois de anos fiel à montadora Busscar.
Vale ressaltar também que duas empresas optaram, discretamente, por um modelo mais curto de ônibus – Nossa Senhora da Conceição e Cidade do Natal. A opção foi do chassi OF 1418, também da Mercedes-Benz. A Conceição adquiriu dois veículos (4013 e 4019) em configuração de micrão, sem cobrador; Já a Cidade do Natal optou apenas por um veículo (2009139), com configuração semelhante aos demais VIP II comprados por ela.
Em dezembro, outra grande renovação acontecera. 53 novos ônibus foram incorporados ao sistema de transporte de Natal. Mais uma grande cerimônia de entrega e demonstração à sociedade da renovação da frota. Dessa vez, a entrega oficial ocorreu no bairro de Felipe Camarão, no terminal do bairro (e também em frente à garagem da empresa Nossa Senhora da Conceição, principal operadora do bairro).

Surpresas para muitos: A opção unânime do modelo, na ocasião, foi pelo Apache VIP II da montadora Caio. A preferência pelo chassi OF 1722 foi mantida. E semelhante a primeira grande renovação, uma das empresas optou por modelo de ônibus diferente: A anfitriã Conceição, que adquiriu o GranVia Midi, da montadora Mascarello.

Com exceção da Cidade do Natal, o modelo era novidade nas outras empresas do sistema. De acordo com comentários do ramo empresarial, a procura inicial foi pela Marcopolo, mas a opção pela Caio se deu pelo longo prazo de entrega dado pela Marcopolo para fabricar aqueles carros, devido a grande quantidade de pedidos. As empresas não quiseram esperar e optaram pela concorrente. Santa Maria e Reunidas – fidedignas à Marcopolo – não participaram desta renovação, e meses depois seus veículos novos chegaram (modelo Torino, em configuração semelhante aos veículos apresentados no mês de junho) – o que faz deduzir que as empresas optaram pela Marcopolo para renovar sua frota, mesmo com o longo prazo dado pela montadora.
Posteriormente, as solenidades de entrega de novos ônibus foram ganhando mais simplicidade. Em casos seguintes, ônibus que já estavam em operação foram mostrados, apenas para demonstrar renovação por parte das empresas que haviam comprados, mas ainda não tinham recebidos novos ônibus. Ao longo de 2010, foi deixada de lado a ideia de entrega para os novos ônibus comprados.
As renovações de 2009 demonstraram não só o enorme avanço do sistema com as grandes renovações de frota, mas também reiteraram a organização das empresas – atualmente, sentida por muitos especialistas em ônibus, devido, principalmente, à diversificação de pinturas, numerações e modo operacional das empresas. 2009, de fato, nos marcou!
Por Thiago Martins

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