Especial UNIBUS RN: As últimas notícias sobre o fim da integração temporal em Natal

A população foi surpreendida no final de semana com o anúncio, por parte do SETURN, de que está suspensa a integração temporal, conhecida como “Passe Livre”, para os usuários da bilhetagem eletrônica nos ônibus natalenses. Com isso, milhares de natalenses foram prejudicados, tendo, agora, que desembolsar mais uma passagem para seus deslocamentos. Por isso, nesta atualização extra, o UNIBUS RN traz as últimas informações sobre o fim do “Passe Livre” e a repercussão da medida pela cidade.
Semob se reúne com Seturn para discutir situação da integração: A partir desta segunda-feira (17) os ônibus urbanos de Natal não circulam mais com a integração, que permitia o usuário pegar dois ônibus pagando apenas um, no período entre dez minutos e uma hora. O secretário adjunto da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Jefferson Pedroza, diz que não sabe se a decisão do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Natal (Seturn) foi tomada através de decisão judicial.

O secretário adjunto disse também que hoje haverá uma reunião entre ele, Márcio Sá (secretário da Semob), e Haroldo Maia (secretário adjunto de trânsito da Semob), com representantes do corpo técnico e jurídico do Seturn para saber o motivo da decisão do sindicato, assim como para definir o que deve ser feito de agora em diante.

Jefferson Pedroza afirmou que uma equipe de fiscalização de transporte estará nas ruas analisando a falta da integração e de que forma os usuários do transporte público são prejudicados. “A presença da fiscalização nas ruas também servirá para levarmos propostas aos órgãos envolvidos sem que a população seja prejudicada”, disse o secretário adjunto da Semob.

A secretaria também considera que, caso a Câmara Municipal de Natal já tivesse votado a licitação dos transportes públicos, este problema provavelmente não estivesse acontecendo. “A lei que está em vigência tem 30 anos. É ultrapassada e não corresponde às expectativas da secretaria”, disse Pedroza.

Márcio Sá, secretário da Semob, disse que após a reunião de hoje, com membros do Seturn e da secretaria, as decisões serão levadas à Procuradoria Geral do Município para discutir os procedimentos jurídicos a serem tomados. Márcio Sá disse também que um posicionamento da Prefeitura sobre o caso sai ainda hoje.

Fonte: Tribuna do Norte

Moradores de Natal protestam contra a suspensão da integração gratuita: Os moradores da comunidade Brasil Novo, na Zona Norte de Natal, prometem realizar na manhã desta segunda-feira (17), na Avenida Moema Tinôco (em frente ao cemitério de Pajuçara), realizar um ato público em protesto contra a suspensão da integração gratuita no transporte público da capital. No último sábado (17), o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn) decidiu, unilateralmente, suspender o sistema de integração gratuita no transporte público de Natal a partir de hoje.

Até então, todos os portadores de cartão de vale transporte e/ou passe estudantil tinham o direito de fazer a integração gratuita entre dois ou mais ônibus num determinado intervalor de tempo. Agora, com a suspensão, não mais.

Além da suspensão da integração gratuita, o Seturn cogita, ainda, reduzir em até 10% o número de ônibus circulando em determinadas linhas. As alternativas foram apresentadas aos titulares da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) no início desta semana. Os secretários da Semob – Márcio Sá, Jeferson Pedrosa e Haroldo Maia – foram procurados pela reportagem para comentar a decisão do Seturn e uma possível punição em decorrência da medida unilateral, sem o aval do Município. Entretanto, nenhum dos representantes da Prefeitura de Natal atendeu ou retornou as tentativas de contato telefônico.

Fonte: G1 RN

Seturn cancela coletiva sobre anulação do Passe Livre: O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Natal (Seturn) desmarcou a coletiva de imprensa desta segunda-feira (17), que trataria sobre a anulação da integração gratuita entre os ônibus da capital. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Seturn, que também afimrou que ele optaram por não se pronunciar por tempo indeterminado. A decisão foi anunciada pela Seturn no último sábado (15) e a medida vale a partir de hoje.

O sistema de integração do transporte urbano de Natal, denominado Passe Livre, foi criado em maio de 2009 pela prefeita Micarla de Sousa, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). O Passe Livre dá direito a dois embarques pagando apenas uma passagem, a cada 60 minutos. A anulação foi decidida após a revogação do aumento da passagem de ônibus e a volta do preço para R$ 2,20 desde o último dia 7 de setembro.

Fonte: Diário de Natal

Edição: Andreivny Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo