O projeto inicial orçado em R$ 57 milhões, ainda de acordo com a secretária, foi considerado “básico”, pois “não resolveria o problema de mobilidade no local, além de dificultar o estacionamento dos comerciantes e ainda acabaria com a paisagem”, justificou Kátia Pinto. Já o novo projeto, elaborado pela empresa Thenge Engenharia LTDA, custará R$ 220 milhões, o que representa um salto de 285,9%.
O novo projeto de mobilidade urbana na Avenida Engenheiro Roberto Freire, uma das mais movimentadas da Zona Sul de Natal, agora tem um nova etapa. “Até o início do mês de outubro, estaremos com a licitação publicada”, garantiu Kátia Pinto.
O novo projeto: O Governo do Estado divulgou a animação do projeto, onde mostra a construção de 12 faixas para veículos, corredores exclusivos para ônibus, passarelas, ciclovias, calçadão e túneis. “No primeiro projeto, a obra contemplava apenas viadutos, o que, no entendimento da secretária Kátia Pinto, não daria fluidez ao trânsito. “Além disso, acabava com a paisagem do local, agredindo o meio ambiente e prejudicando o comércio que existe naquela área”, enfatizou a secretária de Infraestrutura.Para a execução da obra, ainda de acordo com informações da SIN, será necessário realizar desapropriações nas duas extremidades da via. Os processos para a compra dos terrenos estão em andamento. “Será preciso desapropriar apenas terrenos e uma casa”, informou Kátia Pinto. O projeto prevê também a invasão de parte da área pertencente à Zona de Proteção Ambiental 2 (ZPA 2). A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) já deu início ao estudo de impacto e tem dias 60 dias para concluir o trabalho.
O cronograma das obras ainda não foi finalizado pela Secretaria de Infraestrutura, contudo, a previsão para a conclusão é maio de 2014.
Fonte e imagem: G1 RN





