FetransRio 2012: Volvo apresenta sua nova linha de chassis rodoviários e urbanos

A Volvo Bus Latin America apresentou na FetransRio sua nova linha de chassis rodoviários e urbanos, com tecnologia Euro5. São 14 ônibus, sendo oito urbanos e seis rodoviários. Os novos modelos receberam uma série de avanços tecnológicos que deixaram os veículos ainda mais econômicos e seguros.

“Temos o maior e mais completo portfólio de produtos, e nossos veículos, que já eram uma referência no mercado pela segurança e alto grau de tecnologia embarcada, estão ainda mais seguros, econômicos e eficientes”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

No segmento rodoviário, a Volvo oferece o ônibus mais potente do mercado, com motor de 450cv, o B450R. Os novos chassis estão disponíveis nas versões 4X2, com potências de 340cv e 380cv; na versão 6X2 com 380cv, 420cv e 450cv; e na versão 8X2 com 420cv e 450cv de potência.

Os chassis estão mais leves e foram equipados com avançadas soluções que reduzem os custos operacionais do transporte e aumentam sua capacidade de carga. “Os chassis mais leves permitem maior volume de carga, além de apresentarem uma economia de até 12% no consumo de combustível em relação aos modelos anteriores”, destaca José Luis Gonçalves, gerente da linha de ônibus rodoviários da Volvo Bus Latin America.

Os novos ônibus rodoviários também ganharam um novo sistema de suspensão, que oferece mais estabilidade e conforto. Além disso, são equipados, de série, com a moderna caixa de câmbio eletrônica da Volvo, a I-Shift, e com o sistema de freios inteligentes ABS/EBS que, numa freada de emergência, manda mais pressão para as rodas, aumentando seu desempenho. Outra novidade é que os veículos podem vir equipados com o Alcolock, um bafômetro instalado no painel que impede o veículo de rodar caso o motorista apresente sinal de embriaguez.

Urbanos: A linha de chassis urbanos da Volvo também recebeu avanços tecnológicos que aumentam a eficiência do transporte. Os modelos receberam uma nova caixa de transmissão automática, a Ecolife, e um novo sistema de controle de aceleração. Só a caixa Ecolife reduz o consumo de combustível em até 6%, além de outros custos operacionais do transporte, já que há menor desgaste de componentes internos, permitindo que os períodos de troca de óleo e manutenção sejam prolongados.

Os novos modelos também foram equipados com um controle de aceleração inteligente, exclusivo da Volvo, cuja função é garantir que só a potência necessária seja empregada nos arranques e retomadas de velocidade, otimizando a eficiência do veículo e reduzindo o consumo de combustível.

“Nossa linha de urbano, que já é a mais completa e atende chassis urbanos que atendem às mais variadas necessidades do transportador”, diz Euclides Castro, gerente da linha de ônibus urbanos da Volvo Bus Latin America.

A linha de chassis urbanos da Volvo é composta por chassis com motor dianteiro e traseiro; articulados e biarticulados, e ainda com opções de piso alto e baixo. “Somos líderes no mercado de BRT (Bus Rapid Transit), os chamados sistemas organizados de transporte coletivo urbano, em toda a América Latina”, destaca o gerente.

Gerenciador de frota: Ainda na FetransRio 2012, a Volvo lançou um moderno gerenciador de frota. O sistema pode ser aplicado nas linhas de chassis urbanos e rodoviários e permite que o transportador tenha um completo raio x de suas operações. É possível acompanhar os veículos em trânsito em tempo real, via Internet.

“O sistema é uma importante ferramenta que contribui para aumentar a produtividade e a rentabilidade do transportador”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America. A partir de 2013, todos os veículos rodoviários e híbridos da marca, contarão com o hardware instalado de fábrica, que permite a ativação do serviço caso seja contratado. Nos ônibus urbanos, o sistema é um item opcional.

O gerenciador de frota oferece ao transportador informações sobre consumo de combustível, emissão de poluentes, horas rodadas e velocidade média da frota por veículo e também por motorista. Além disso, é possível acompanhar a posição do ônibus em tempo real, identificando atrasos, problemas ou desvios de rotas, e gerar um histórico de posições.

“O sistema faz um diagnóstico completo sobre a operação do veículo e o comportamento do motorista. Com essas informações, é possível definir metas, identificar desvios e adotar medidas para aumentar a segurança da operação, além de diminuir os custos operacionais de consumo e manutenção”, explica Bernardo Cruz, coordenador de telemática da Volvo Bus Latin America.

É possível, por exemplo, identificar deficiências de condução e, a partir delas, investir em treinamentos de direção econômica e defensiva para melhorar o desempenho dos motoristas ao volante.  “A maneira de conduzir influi diretamente no consumo de combustível e na vida útil das peças. Os treinamentos melhoram o desempenho do motorista, contribuindo para reduzir o consumo de combustível e aumentar a vida útil dos componentes e o conforto dos passageiros”, comenta Cruz.

Por meio do módulo Perfil de Condução há a possibilidade de identificar o comportamento do motorista combinado ao perfil do relevo da rota, revelando a marcha usada, a rotação e a aceleração. Outro benefício do sistema é o envio dos alarmes que são mostrados no painel do veículo como temperatura do motor e excesso de velocidade, entre outros.

O novo gerenciador de frotas da Volvo está disponível em três pacotes. Um básico, com relatórios, alarmes e eventos; um médio com as informações de posicionamento (mapas); e um completo, com um relatório detalhado da condução do veículo motorista.

Com informações: Volvo

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