A formação de mais uma turma do Programa Jovem Aprendiz no Transporte, promovido pelo o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), em João Pessoa, já está em andamento.
O curso de Formação Básica em Serviços Administrativos em Transporte é uma parceria do SEST/SENAT com a Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) e as seis empresas de ônibus da capital (Transnacional, Reunidas, Santa Maria, Marcos da Silva, São Jorge e Mandacaruense).
As aulas, que serão ministradas até outubro do ano que vem, oferecem a oportunidade para que jovens paraibanos, com idade entre 14 e 24 anos, sejam capacitados e ingressem nas empresas de ônibus da cidade.
Durante o curso, os 88 jovens distribuídos em quatro turmas participarão de palestras e ações educativas em sala de aula, no SENAT e, num segundo momento, terão aulas práticas nas empresas do transporte da cidade para as quais forem contratados.
“Diferente de outros cursos, o Programa Jovem Aprendiz tem como diferencial a vivência junta, perante o aluno, da parte prática e da teórica, pouco vista na maioria dos cursos profissionalizantes existentes”, enfatizou a instrutora do SENAT João Pessoa, Juliana Machado.
Para o diretor institucional da AETC-JP, Mário Tourinho, o Programa tem sido um importante aliado para suprir a falta de profissionais especializados no setor, visto que os Jovens Aprendizes já ingressam nas empresas com o conhecimento técnico adquirido no Sest/Senat.
“Cada vez mais precisamos de pessoal qualificado. É por isso que as empresas apoiam esse projeto e estimulam os jovens a participarem da capacitação”, destacou o dirigente.
Fonte e foto: FETRONOR