PB: Transporte entre o aeroporto e João Pessoa é precário

Em cidades turísticas como João Pessoa, o sistema de transporte que liga o aeroporto com os principais pontos da cidade como o centro, rodoviária, etc. tem uma certa qualidade (apesar das mazelas do transporte público no país). Na Paraíba a situação é crítica. A única linha de ônibus que atende o aeroporto de João Pessoa, que curiosamente se encontra na divisa entre os municípios de Santa Rita e Bayeux, é operada de maneira pífia pelas empresas Almeida e Wilson. São carros velhos, sem conforto com itinerário confuso, demorado e complexo, horários irregulares e que não ajuda em nada os passageiros do aeroporto no deslocamento entre a centro de João Pessoa.

A linha

Ela sai do terminal das linhas intermunicipais atrás da rodoviária de João Pessoa, um local não muito agradável e de difícil acesso para a rodoviária e o terminal de integração da cidade.O preço é até barato, custa R$ 1,85.

Ela é numerada como 606 porém somente um carro que foi recentemente reformado tem a numeração em sua vista, os demais ônibus que operam a frota vem somente da seguinte forma: Aeroporto/Alto da Boa Vista. Cuidado pra não fazer confusão, pois existe a linha Jardim Aeroporto, que tem o seu ponto regulador no mesmo local e não passa no aeroporto, só vai até um bairro localizado nas proximidades.

Seu itinerário poderia ser simples, saindo do terminal em João Pessoa acessando a BR 101 pelo Acesso Oeste e após a rodovia, pegar o acesso ao aeroporto em Bayeux por baixo do viaduto, porém, ao sair do centro de João Pessoa, dá uma pequena circulada no centro da cidade e vai em direção a cidade de Bayeux cortando ela pela Avenida Liberdade, a pior via da região metropolitana de João Pessoa, com asfalto irregular e trânsito infernal, segue pela Avenida Engenheiro de Carvalho que é do mesmo nível da Liberdade, passando por baixo do viaduto da BR 101 e acessando o aeroporto. Pelo itinerário sugerido, o tempo gasto na ligação entre João Pessoa e seu aeroporto, seria na metade do tempo do itinerário original que varia entre 40 á 50 minutos. E pra piorar, antes das 7 da manhã e depois da 20 horas, a linha é unificada com a linha do Jardim Aeroporto, fazendo com que ela quando sai da BR-101 não vá direto ao Aeroporto, dando uma “pequena” volta no bairro, em lugares bem “agradáveis” antes de seguir pro Aeroporto, aí bota uma hora e mais alguns minutos de viagem.

A frota da linha é a pior possível. O carro mais novo de ambas as empresas foi fabricado em 2006, porém o mais novo que roda na linha é de 2002/2003. São mal conservados, com cadeiras comuns de ônibus urbano, não possui bagageiro para alocar as malas, não possui ar condicionado, muito mal um sonzinho tocando um “parabéns pra você” na voz do Leandro e Leonardo e só. Alguns ônibus possuem até tv a bordo, o problema é elas funcionarem.

O primeiro horário é as 04:45 que sai de 05:00 do Aeroporto. E esse será o primeiro que vai sair de João Pessoa por volta das 05:30. A irregularidade dos horários são um dos prejudiciais da linha. O último sai de João Pessoa ás 00:00. O curioso é que boa parte do vôos que chegam ou partem do aeroporto são de madrugada.

Como é outras cidades

Em outras cidades, a coisa já é mais diferente. São ônibus rodoviários, com ar condicionado, porta-malas e porta pacotes, além do ar condicionado e outras coisas oferecidas por ônibus executivos.

Recife

As linhas que operam no aeroporto possuem carros executivos com ar condicionado e urbanos, porém novos.

Rio de Janeiro

Nos dois aeroportos da cidade, a maioria dos ônibus que operam as linhas são veiculos semi-rodoviários executivos, urbanos com ar condicionado mas tem algumas linhas operadas ao estilo Aeroporto de João Pessoa.

 
 

São Paulo

Existe o serviço o Airport Bus Service com ônibus rodoviários executivos e ônibus urbanos, tal como o Rio de Janeiro e Recife.

O serviço possui até um site:  www.airportbusservice.com.br

Minas Gerais

Em Minas o serviço também é de alta qualidade. Confiram no site: www.conexaoaeroporto.com.br


A infraero já reclamou da situação e fez uma série de exigências para que o DER (Orgão responsável pela fiscalização das linhas intermunicipais) fizesse uma melhoria na linha como a colocação de um serviço executivo na linha, mas nada foi feito, até porque a inoperância do DER é fora do normal. A mudança feita foi na empresa Wilson que adquiriu alguns ônibus de 2002 pintando com a cor prata, diferenciando do resto da frota, para aparecer como se fosse novo. O problema que além do ônibus ter 10 anos, o resto da frota também recebeu a pintura prateada e o engodo foi descoberto.

Fonte: Ônibus Paraibanos

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