Engenhbus: Destrinchando o chassi B270F

Como todos já sabem a Caravana da Volvo fez uma peregrinação pelo Brasil divulgando a sua nova linha de chassis com motorização Proconve P7/ Euro V, com vários atributos que chamam muito a atenção dos mais exigentes. Um dos modelos de chassi da Volvo têm chamado a curiosidade de todos, e é dele que vamos falar na coluna “Engenhbus” de hoje: Se trata do chassi urbano e rodoviário B270F de motorização dianteira, que usa a tração 4X2.

Motor e câmbio: O Chassi B270F tem, como trem de força, o motor MWM 7B270 de 7.2 Litros, totalmente eletrônico, com seis cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro com sistema de injeção commom rail, turboalimentado com proteção contra superaquecimento e Intercooler. Tudo de acordo com a regulamentação do CONAMA Fase VII (EURO V) e Torque de 97 Kgfm.

No Conjunto de força-motriz, vale destacar o Câmbio EATON FSB 6406 na versão urbana e FSO 6406B na versão rodoviária – Transmissão mecânica de seis marchas totalmente sincronizadas, com varias relações do diferencial (aliás, a relação mais longa o leva a Velocidade final de 119 km/h). O Sistema de Embreagem escolhido foi o EATON CS39A – OR Monodisco reforçado de fricção a seco tipo Full – Type, com acionamento Hidropneumático. (395 mm).

Combustível e direção: Outro dado interessante do B270F é o Sistema de Pós-tratamento utilizado neste chassi, no qual a Volvo usa em toda a sua linha para ônibus, que é o SCR (Seletive Catalytic Reducion), que é composto por um Reservatório de Arla 32, unidade dosadora, conversor catalítico e unidade de controle. A Direção é da Alemã ZF 8097, Hidráulica Integral, tipo esferas circulantes. O Volante tem 450 mm de diâmetro, regulável em ângulo.

Eixos: Outro Ponto Forte do B270F são os eixos. O eixo rígido dianteiro é feito em aço especial com perfil “I”, sendo forjado e tratado termicamente com rolamentos de roda livre de manutenção, com capacidade de 6,5 toneladas. Já o Eixo de Tração usa o conhecido Meritor 23 -158 de Simples Redução, com rolamentos de roda livres de manutenção e opcionalmente do terceiro eixo.

Tudo isso é colocado em um Chassi feito em Aço LNE 60, com estrutura de alta resistência e baixo peso, com capacidade de até 17 toneladas.

Suspensão e freios: A Suspensão é mecânica com Molas Parabólicas em ambos os eixos. Já os amortecedores são de dupla ação e temos o auxilio de barras estabilizadoras em todos os eixos.

Em relação ao Sistema de Freios, sua composição é de duplo circuito a ar comprimido com ajuste automático do desgaste de lonas, tendo ainda freio de estacionamento com molas acumuladoras com atuação nas rodas traseiras. Há ainda o freio a tambor tipo S-Came em todas as rodas e secador de ar incluso.

Elétrica: Na Parte Elétrica do Chassi, a tensão dos equipamentos é de 24 Volts, o motor de partida é da melco de 5,5 KW funcionando no sistema doorbrake. Seu Alternador é de 80 amperes e o chassi possui duas baterias de 170 Ah.

O Painel de Instrumentos é composto por tacômetro, manômetro de ar dos freios, controle de intensidade de iluminação do painel, velocímetro com tacógrafo eletrônico diário, liberação do freio de estacionamento, indicador do tanque de combustível e temperatura do liquido de arrefecimento.

E após você ter conferido tudo sobre o primeiro chassi de motorização dianteira da Volvo, para finalizar nossa matéria, trazemos mais algumas capacidades do B270F:

Óleo do Diferencial: 21 Litros
Óleo da Caixa de Direção: 4 Litros
Óleo da Caixa EATON 6406 A e B: 9,2 Litros
Óleo do Motor: 24,5 Litros
Tanque de Combustível: 300 Litros
Tanque de Arla 32: 50 Litros

E por aqui encerramos a coluna “Engenhbus” de hoje, destacando o primeiro chassi de motorização dianteira da Volvo. Mas, não vai demorar a vir à descrição de outros chassis, pois se é isso que você gosta, dos mínimos detalhes, trazemos por aqui.


Fotos: Volvo
Por Fellipe Lima

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