Já o projeto Circulando Livro e Mente nasceu da parceria da empresa de ônibus Redenção Turismo, do Vale do Paraíba, com a Editora Casa Cultura, Allcor Gráfica e da ONG Instituto Mundo a Fazer e tem como objetivo incentivar a leitura e livros e atividades criativas envolvendo a escrita.
O ônibus que dá mobilidade ao projeto, que vai muito além de uma de biblioteca ambulante por desenvolver ações educativas, é um Busscar Urbanus da frota da Redenção. A empresa reformou o ônibus que, internamente, recebeu uma decoração lúdica, com puffs para leitura, baús com livros, computadores e outras ferramentas pedagógicas.
Essa iniciativa da Redenção Turismo é um exemplo que poderia ser seguido por outras empresas de ônibus que, no momento da renovação da frota, pode retirar uma ou mais unidades para projetos sociais. A Redenção, ao invés de vender o Busscar Urbanus por cerca de R$ 50 mil, gastou mais R$ 10 mil em sua restauração. Os outros parceiros do projeto equiparam o veículo e fazem a sua gestão, mas os custos com motorista, manutenção, limpeza, combustível e outros insumos continuam sobre responsabilidade da Redenção. Ou seja, nessa parceria, cada um entrou com sua expertise e as crianças e adolescentes das cidades do Vale do Paraíba (interior de São Paulo). Além da área de educação, a de saúde também é bastante carente de iniciativas como essas.
Foto: Rogério Costa (Transporte Mundial)
Fonte: Transporte Mundial