Um flagra exclusivo foi feito nesta semana pela equipe da Paraíba Bus Team no Rio de Janeiro. Dentro da garagem da Útil no bairro de Ramos, na capital carioca, apareceram quatro Ideales oriundos da Expresso Guanabara já descaracterizados. Fabricados em 2011, a desativação desses ônibus, que possuem pouco mais de um ano de operação na empresa cearense causou surpresa a todos.
A aparição desses carros despertou muitas suspeitas já que não foi divulgado pela Útil o motivo da vinda deles para o Rio. Algumas hipóteses que estão sendo cogitadas é o uso deles pela Útil em linhas intermunicipais do RJ que foram repassadas da Normandy para ela, para renovar a frota da única linha que sobrou da Normandy (Castelo X Vila Valqueire) ou para o fretamento do TJ-RJ que também pertence a empresa parcialmente extinta.
Para aqueles que não sabem, a Útil e a Expresso Guanabara pertecem ao mesmo grupo controlador, o Grupo Guanabara do empresário paraense, radicado no Rio de Janeiro, Jacob Barata. É um hábito constante no grupo o repasse de carros entre as empresas.
Uma outra hipótese é a utilização desses carros na linha de integração entre a Barra da Tijuca e a rodoviária Novo Rio da Auto Viação Tijuca que utilizava um Road ex-Útil e dois Viaggios ex-1001 nessa linha. Hoje a Tijuca utiliza um Ideale “emprestado” pela Útil mais dois Ideales 0 Km da própria empresa.
Alguns desses Ideales chegaram a rodar na Paraíba operando as linhas intermunicipais da Guanabara em nosso Estado.
Fonte e foto: Ônibus Paraibanos