Usuários se preocupam com alteração em linhas de ônibus

Os usuários do transporte público de Natal estão preocupados com as próximas alterações que podem ocorrer na prestação do serviço e temem que percursos de linhas de ônibus sejam alterados ou até mesmo que algumas sejam extintas. As possíveis alterações mais comentadas e que mais preocupam a população são nas linhas 29 e 48, que atualmente passam pelo Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e podem deixar de fazer esse trajeto. Além delas, as linhas 43 e 68 sofreram alterações em dezembro.
Atualmente, a comunidade estudantil da UFRN dispõe de ônibus circulares, que oferecem um serviço ineficiente, do campus ao Shopping Via Direta e já não há muitas opções para eles. Em agosto deste ano, as linhas 03 e 45, que também passavam pelo Campus, foram suspensas após a falência da Riograndense, e agora, os estudantes estão indignados com a possível exclusão de mais duas linhas.
Para a estudante Erlailde Vidal, o atendimento de transporte público já é falho e as possíveis alterações nos ônibus que passam pela UFRN podem prejudicar ainda mais os estudantes. “Os circulares já não são suficientes para atender aos estudantes que precisam e há cada vez menos ônibus que passam por aqui. Nós temos horários a cumprir e alguns setores são bem distantes dos outros. Além disso, muitas vezes temos pouco tempo para ir em casa ou sair para almoçar e voltar e com poucos ônibus à nossa disposição, vai ficar ainda mais complicado. Já  fizeram tantas mudanças nos últimos meses e nos tiraram tantos benefícios que está na hora de pararem e estudarem melhores formas de administrar o serviço de transporte público sem prejudicar a população”, disse Erlailde Vidal.
Já a universitária Magda Trindade, se preocupa com a dificuldade que os estudantes do turno noturno enfrentarão para voltar para casa. “Sempre precisei pegar dois ônibus para chegar à UFRN e um deles já não existe mais. Agora, sem a linha 29 passando pelo Campus, os estudantes que moram na zona Norte da cidade serão prejudicados, pois esse é um dos últimos ônibus que passa nos horários da noite para que os estudantes do turno noturno possam ir embora. Os ônibus que passam pelo Campus sempre lotam, e não entendo o por quê pretendem mudar o percurso”, disse a estudante Magda Trindade.
As alterações nas linhas de ônibus de Natal já estão previstas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), mas ainda não há prazo para que essas mudanças sejam implementadas. De acordo com o secretário adjunto da Semob, Jefferson Pedroza, as mudanças serão necessárias devido às mudanças no sistema de integração e para melhorar a circulação do trânsito em alguns pontos da cidade. “A Semob juntamente com as empresas de ônibus terão que fazer mudanças em algumas linhas, para adequar o novo sistema de integração. Há muitas linhas que partem do mesmo terminal e fazem praticamente o mesmo percurso. Por isso, algumas delas serão alteradas, gerando um melhor fluxo na cidade e atendendo às necessidades de outros usuários. Nada será feito para prejudicar a prestação do serviço, estamos apenas fazendo reestruturações. Ainda está sendo decididas quais linhas serão alteradas e o que a população está sabendo, por enquanto, é mera especulação. Tão logo tivermos a definição, a Secretaria informará oficialmente à população e as empresas de ônibus colocarão informativos em todas as linhas, previamente”, afirmou o secretário adjunto, Jefferson Pedroza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo