Retrospectiva 2012: O que aconteceu em maio e junho

O ano está acabando. 2012 foi um ano significativo no que diz respeito ao transporte aqui no Rio Grande do Norte – protestos, insegurança, greves, venda de empresas, linhas novas… Enfim, muitos foram os fatos marcantes em 2012 no nosso segmento.
Por isso, até o dia 30, o UNIBUS RN traz uma série de matérias fazendo uma retrospectiva dos principais fatos do transporte potiguar neste ano. Nesta terceira parte, falamos dos principais acontecimentos que fecharam o primeiro semestre, nos meses de maio e junho.
Maio: O quinto mês do ano foi recheado de fatos marcantes no transporte potiguar, dentro e fora do Estado.
No dia 15 de maio, uma reportagem exibida em um programa de TV parou o país e expôs uma realidade que colocava em risco milhares de passageiros. A TV Globo exibiu, no programa “Fantástico”, uma reportagem expondo a ilegalidade das operações da empresa Transbrasil, que também opera linhas no Rio Grande do Norte. Tal reportagem fez com que, pelo menos por alguns meses, a empresa deixasse de circular.
Voltando ao solo potiguar, ainda em maio, a Guanabara iniciava o processo de reforma de seus veículos que não estavam no então novo padrão de pintura trazido no lote de novos ônibus em 2012. Naquele mês, o primeiro ônibus reformado e ostentando a nova pintura entrava em circulação.
Durante o mês de maio, duas empresas renovaram suas frotas em Natal. A Cidade das Dunas trouxe à capital potiguar veículos seminovos, vindos do Rio de Janeiro. Encarroçados no modelo Marcopolo Torino, com motorização OF-1722, da Mercedes-Benz, os dois veículos adquiridos (fabricados em 2009) foram destinados às linhas que atendem ao bairro Nova Parnamirim, em Parnamirim, melhorando a idade média da frota.
Porém, a renovação da Cidade das Dunas não ficou só nos usados. A renovação de 2012 fez com que os primeiros veículos da nova geração do modelo “Svelto”, da Comil, chegassem ao Rio Grande do Norte. Em um lote de duas unidades, os veículos (encarroçados com chassi 17.230 EOD V-Tronic, da Volkswagen) entraram em operação no final daquele mês.
Já na Cidade do Natal, foi adquirido um veículo seminovo. O ônibus veio para atender a linha 33 (Planalto/Praia do Meio – Via Av. Prudente de Morais). Assim como os adquiridos pela Cidade das Dunas, é encarroçado no modelo “Torino”, da Marcopolo, e tem o chassi OF-1722 da Mercedes-Benz. Todos os seminovos vieram da empresa Matias, do Rio de Janeiro.
Ainda no quinto mês do ano, a Guanabara trouxe mais novidades para os moradores e frequentadores da praia de Genipabu. Desativado três meses após o início das suas operações, a linha circular que atendia a praia do município de Extremoz deu lugar à extensão das linhas de ônibus que possuem seus terminais no conjunto Parque das Dunas – 75A, 75B e 79. Com isso, alguns horários de saída e chegada dessas três linhas passavam a atender essa que é uma das mais conhecidas praias potiguares.
Porém, o grande fato deste mês de maio foi o transtorno que o natalense enfrentou a partir do dia 14, com a greve dos motoristas e cobradores de ônibus. Por quatro dias, Natal viveu um caos, pois, sem transporte público, quem tinha carro o tirava da garagem, deixando o trânsito caótico. Já quem não tinha esse benefício, precisou ter muita paciência. A greve durou quatro dias.
Já não bastando à falta de ônibus, no dia 15, os ferroviários também entraram em greve. Além de Natal, outras capitais brasileiras também enfrentaram um movimento paredista por parte dos funcionários da CBTU pedindo, dentre outras reivindicações, aumento salarial e melhores condições de trabalho.
Junho: Fechando o primeiro semestre, o mês de junho também teve vários fatos marcantes para o transporte potiguar.
No mês de junho, o conjunto Parque das Dunas voltou a ser atendido pela linha 76. Atendendo solicitação feita pelo Conselho de Moradores do conjunto, a linha voltou a atender ao conjunto após cerca de um ano tendo seu ponto-retorno no conjunto Alvorada. Com a mudança na linha, seu trajeto voltava a ser como era até 2011, enquanto ainda atendia o conjunto.
Ainda no mês de junho, a sensação de insegurança voltava a reinar em Natal. No sexto mês do ano, os assaltos voltaram a ser rotina em Natal, com vários casos registrados pela polícia. Diante da insegurança, no dia 21 daquele mês, os rodoviários organizaram uma parada de advertência da frota em protesto, pedindo melhores condições de trabalho e mais segurança nos veículos.
Ainda no mês de junho, três empresas renovaram suas frotas. No segmento rodoviário, a Jardinense adicionou à sua frota um veículo seminovo. Trata-se do 2605, que foi fabricado em 1999 (Busscar El Buss 340, Scania K124 IB) e que já havia rodado, anteriormente, por outras duas empresas.
No segmento urbano, duas empresas do mesmo grupo empresarial faziam, naquele mês, suas renovações de frota de 2012. A Trampolim da Vitória adquiriu dez ônibus novos, fabricados com motor 17.230 EOD V-Tronic, da Volkswagen, e montados no modelo Apache Vip II, da Caio. No final de junho, os dez ônibus chegavam a Parnamirim.
Em Natal, a Conceição começava, em junho, a fazer uma grande renovação de sua frota. Completada por cerca de 40 ônibus seminovos, outros dez ônibus 0km foram adquiridos, com as mesmas configurações dos veículos da Trampolim da Vitória (Motor 17.230 EOD V-Tronic, da Volkswagen, montados no modelo Apache Vip II, da Caio). Assim como os veículos da Trampolim, a Conceição os recebeu no final do sexto mês do ano.
E, por aqui, encerramos a terceira parte da retrospectiva 2012 do UNIBUS RN. Amanhã, falaremos dos fatos que aconteceram em julho e agosto, abrindo o segundo semestre, no transporte potiguar. Aguardem!
Por Andreivny Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo