Editorial UNIBUS RN: Dezembro, mês do desgosto

As novidades – se é que assim se podem ser consideradas – para os alguns usuários de transporte em Natal não são nada boas. Para tanto, até mesmo agosto já perdeu o posto de mês do desgosto. Agora é dezembro o eleito da vez. E o posto se deve pelas mudanças nos itinerários de linhas de ônibus da capital efetuados pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (SEMOB). Até então, o bairro escolhido – e, principalmente, prejudicado – foi o de Nova Descoberta, na zona sul de Natal.

Neste mês, boa parte das linhas de ônibus que atendem o bairro tiveram o trajeto alterado – a linha 48 (Santos Reis/Nova Descoberta, via Alecrim) deixou de atender parcialmente o bairro; já as linhas 29 (Soledade II/Campus/Nova Descoberta) e 66 (Ponta Negra/Cidade da Esperança, via Nova Descoberta) deixaram de atender integralmente o bairro. Os moradores do bairro dependente das linhas, encontram-se em desespero. A dificuldade de locomoção por ônibus – que já era precária com a operação das linhas no bairro – piorou significativamente. O que muito estranha a situação, é que os novos trajetos – em especial das linhas 29 (que
tornou-se
SOLEDADE II/CIDADE JARDIM) e 66 (que tornou-se CIDADE DA ESPERANÇA/PONTA NEGRA) – não demonstram eficácia operacional. Mudanças até sem lógicas que, com ou sem intuito, prejudicam todos os usuários.

E é possível dizer que a situação só não é pior, pelo período ser de férias na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As linhas modificadas também atendem a comunidade universitária – que, com elas, já são poucas e deficitárias; sem a entrada da 29, 48 e 66 no Campus, a operação das poucas linhas que restam – 02 (parcialmente), 18 (parcialmente), 60 (parcialmente), 79 (parcialmente), 30, 31 e 63 se torna extremamente pífia entre a universidade e a ligação com a cidade. Além disso, a mudança compromete ainda mais a superlotação do Circular do Campus, que historicamente apresenta altos índices de má operação e reclamações. A SEMOB, por sua vez, diz, de maneira extraoficial, que as mudanças são temporárias e representam apenas testes para a licitação – licitação que o próprio prefeito eleito Carlos Eduardo Alves já confirmou que iria cancelar.

Bom seria se, além de cancelar a licitação, a Secretaria – sob nova gestão a partir da próxima gestão – cancelasse também estas recentes mudanças que foram efetuadas. É até questão de lógica; muito mais que isso: é questão de respeito com os usuários de transporte da capital, que viram, sem mais nem menos, suas linhas de ônibus serem retiradas sem avisos prévios ou explicações plausíveis. As mudanças demonstram falta de gestão e comunicação; praticamente isola bairros da própria capital. Lamentável! Que o desgosto de dezembro não sirva de referência para o novo ano! Que neste novo ano, possamos ter um transporte minimamente digno novamente!

Desejamos a todos nossos leitores um feliz 2013! Que o ano seja repleto de todos os bons sentimentos que se possa ter! Agradecemos toda companhia neste ano e prometemos fazer ainda melhor para vocês no ano que logo chegará!

Nossos cordiais agradecimentos,
Equipe UNIBUS RN – O transporte em evidência

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