Entre o que pode ser considerado como sub efeitos de 2012, estão as recentes e péssimas mudanças que algumas linhas de ônibus de Natal passaram – foi o caso das linhas 29, 43, 48 e 66, em especial. Quanto a elas, a própria SEMOB (Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal) prometeu que ‘voltariam ao normal’ ao final das férias escolares – respeitosamente, um absurdo! As mudanças e o quanto os usuários estão se prejudicando é algo tão complexo que as linhas deveriam ter o itinerário normalizado imediatamente! Mas só nos resta aguardar e, sendo o caso, continuarmos publicando em editoriais, o quanto nos opomos a uma desestruturação do transporte local como esta!
Acontece que também houveram outras mudanças, e estas bem mais intempestivas. É válido, inicialmente, reconhecer o quanto as mudanças fizeram melhorar o transporte para parte dos usuários, mas que, notoriamente, tem criado uma situação complexa entre as empresas. Falo das mudanças de parte das linhas da região oeste da cidade – 41 e 63a, em especial. Historicamente, operadas pela Conceição, mas que no final do ano ganharam novos fatores operacionais: a linha 41 teve seu trajeto aumentado até o bairro do Planalto – e logo em seguida, as empresas Santa Maria e Cidade do Natal também passaram a operá-la; já a linha 63a teve seu trajeto reduzido, passando a ter seu terminal no bairro de Cidade Nova. O assunto foi tratado com surpresa pelos especialistas em ônibus do Estado e com discrição pela grande mídia local – vi apenas duas pequenas notas em um famoso blog local que davam contam de uma guerra que estaria havendo, ou passaria a haver, entre as empresas.
Mas o que se comenta nos bastidores entre os especialistas em transporte locais é que de fato a coisa não está muito amigável entre as operadoras, devido o que elas consideram como invasão de áreas umas das outras. Nessa possível briga, o bairro de Cidade Nova é o cerne das tantas confusões havidas, uma vez que linhas de determinada empresa foram para lá e assim estariam inviabilizando linhas da outra. Nessa briga, grandes grupos – em nível de toda a região nordeste – e que passa despercebida pelos usuários. Já houve até quem chegou para me dizer: “Thiago, lembra a briga da linha 77, em 2005, que lutava para operar em Ponta Negra? Pois então, parece que estamos vivendo uma situação semelhante; pelo menos, no mesmo contexto!” – e eu que não duvido!
Se isso for à lenha, o acender da fogueira será a licitação que cessará e definirá, de fato, às áreas de cada empresa. Pedacinho por pedacinho, trecho por trecho, sem reclamações, choro, nem vela! Vamos ver, independente do vencedor – se é que pode haver vendedor – o que 2013 nos reserva! A conferir!
Na trave!
Se depender dos itinerários eletrônicos de seus ônibus, a empresa Conceição está super preparada para a Copa de 2014 – que terá Natal como uma das sedes. Pude ver na semana passada, um dos ônibus da empresa no momento em que não operava com a frase: NATAL – COPA 2014 (ou algo parecido!). Ao nível operacional, a Conceição tem um péssimo histórico de programação dos itinerários eletrônicos entre as empresas de Natal – até já escrevi sobre o caso e ainda sonho em ver uma melhor padronização da empresa quanto a isto. De qualquer maneira, achei bacana a iniciativa!
Thiago Martins