Se forem levados em consideração os números de carros de passeio e comerciais leves, os motivos são para comemoração. Em relação a 2011, o acumulado de 2012 mostra uma elevação de 6,11%, com 3 milhões 634 mil 421 automóveis ante 3 milhões 425 mil 270 unidades.
No entanto, o número geral de veículos comercializados em 2012, incluindo motos, carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus revela uma queda de 2,25% em comparação com o acumulado de 2011, com 5 milhões 586 mil 586 automotores contra 5 milhões 715 mil 248 veículos.
A alta das vendas de carros de passeio pode ser explicada pelos incentivos do Governo Federal ao transporte individual, como a redução do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados dos carros de passeio, contenção do preço da gasolina com ferramenta de controle inflacionário e as faltas de prioridade dos governos locais ao transporte público, que deixam as locomoções por ônibus, trem e metrô caras e pouco atraentes por conta da baixa qualidade.
A baixa no número geral de veículos comercializados foi puxada principalmente por conta dos setores de veículos pesados e motos.
As vendas de caminhões acumularam em 2012 baixa de 20,22% com 137 mil 722 unidades e as de ônibus tiveram queda de 14,96% com 29 mil 716 veículos de transporte coletivo, entre miniônibus, micro-ônibus, midis, ônibus urbanos convencionais, articulados, intermunicipais, rodoviários e fretamento e rodoviários DD – Double Decker – ônibus de dois andares. No ano passado, foram vendidos 172 mil 628 caminhões e 34 mil 944 ônibus.
No caso dos veículos pesados a diesel, a entrada de uma nova legislação em janeiro de 2012 de restrição a poluição, com base nas normas internacionais Euro V, explica em parte a queda das vendas. Para atender a sétima fase do Proconve – Programa Nacional de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – P 7, os ônibus e caminhões incorporam tecnologias mais avançadas e por conta disso ficaram entre 10% e 15% mais caros. Sabendo da mudança, os empresários de ônibus e donos de frotas de caminhões anteciparam em 2011 as renovações previstas para 2012, o que impactou os números.
A desaceleração da economia, com PIB – Produto Interno Bruto em torno de 1%, e a crise internacional também são motivos para a queda nos emplacamentos de ônibus e caminhões.
Com a proximidade da Copa do Mundo, as obras de mobilidade urbana, as licitações de serviços de transportes e o crescimento do turismo, a estimativa é de elevação de até 8% nos segmentos de ônibus e caminhões para 2013.
Em relação às motocicletas, foram comercializadas em 2012, 1 milhão 637 mil 481 unidades contra 1 milhão 940 mil 533, uma queda de 15,62%, também expressiva. O principal fator, segundo o mercado, foi a restrição ao crédito. Boa parte do consumidor de moto, compra o veículo em várias parcelas e, temendo a inadimplência, os bancos tornaram mais rigorosas as liberações de financiamentos.
Ônibus: Programas governamentais como o Caminho da Escola, o prolongamento das taxas baixas de juros para financiamentos de ônibus e caminhões pelas regras do PSI – Programa de Sustentação do Investimento e o Programa Pro-Caminhoneiro foram considerados pelo mercado essenciais para que as vendas de ônibus e caminhões não fossem mais baixas ainda.
Entre as marcas de chassis de ônibus, a Mercedes Benz liderou o setor, mas a Volvo foi uma das empresas que mais cresceu.
Confira as vendas de 2012:
1º) Mercedes Benz – 12 mil 856 unidades – 43,26% de participação no mercado total.
2º) Volkswagen/MAN – 8 mil 51 unidades – 27,09% de participação no mercado total.
3º) Marcopolo (integrais Volare) – 3 mil 427 unidades – 11,53% de participação no mercado total.
4º) Iveco – 1 mil 743 unidades – 5,87% de participação no mercado total.
5º) Volvo – 1mil 689 unidades – 5,68% de participação no mercado total.
6º) Scania – 1 mil 36 unidades – 3,49% de participação no mercado total.
7º) Agrale – 668 unidades – 2,25% de participação no mercado total.
8º) International – 58 unidades – 0,20 % de participação no mercado total.
De acordo com a Fenabrave, os modelos de ônibus mais vendidos em 2012 foram:
– Micro-ônibus: Marcopolo Volare W 9 – 933 unidades, com 14,42% de participação no segmento.
– Ônibus Midi: Mascarello Gran Mid sobre chassi Mercedes Benz – 227 unidades, com 31,93% de participação no segmento.
– Ônibus Urbanos: Marcopolo Torino U sobre chassi Mercedes Benz – 2 mil 726 unidades, com 26,18% de participação no segmento.
– Ônibus Rodoviários: Marcopolo Ideale sobre chassi Mercedes Benz – 941 unidades, com 15,58% de participação no segmento.
Fonte: Canal do Ônibus