Editorial UNIBUS RN: As mulheres na busologia

Neste dia internacional da mulher, queremos, neste espaço que mostra o transporte, parabenizar todas aquelas que são homenageadas neste dia 08 de março. Afinal, muitos dizem que ser mulher não é fácil e, certamente, quem diz isso deve estar certo.
Mas, para homenageá-las nesta data tão importante, nosso editorial desta semana mostrará a você, caro leitor, que mais um segmento da sociedade que é amplamente dominado por homens está ganhando adeptas do sexo feminino: a busologia!
Isso mesmo, caro leitor. Existem mulheres que, assim como os homens – que são maioria absoluta na prática do hobby –, também admiram, estudam, batem suas fotos e participam dos fóruns de discussão, presenciais e/ou virtuais, sobre o transporte em todo o país.
É muito bom saber que mulheres também cultivam certos gostos que, predominantemente são ou foram mais masculinizados ao longo dos anos. Exemplos são a ascensão profissional em várias áreas, o gosto por alguns esportes – como o futebol –, o gosto pela política (Não é a toa que temos uma mulher na presidência), dentre várias áreas.
E na busologia não está sendo diferente. Só para citar alguns nomes, várias mulheres estão se destacando no cenário nacional pelo seu excelente trabalho, praticando o hobby que mais cresce no país. Podemos citar a baiana Fernanda Santos, a paranaense Ana Paula Almeida, a mineira Bárbara Oliveira, a carioca Helaine Fernandes e, uma das mais conhecidas, principalmente por participar da administração da paranaense Viação Garcia, Andréa Luft. Todas são nomes conhecidos na busologia nacional, ajudando a mostrar para as mulheres o quanto pode ser prazeroso ser uma admiradora de ônibus, em meio a um hobby tão masculino.
E é bom ver que elas também gostam de ônibus. Mostram, através do seu trabalho, que há de se estudar o transporte de uma maneira mais refinada, mais delicada. Certamente, com o olhar feminino tão apurado, detalhes que muitos homens deixam passar vêm aos nossos olhos.
Porém, é uma pena não termos, pelo menos de maneira conhecida, nenhuma busóloga no Rio Grande do Norte. Mas, certamente, se você está lendo este texto hoje, esperamos que você também mostre o quanto conhece do ônibus, assumindo que pratica um hobby saudável e que quer compartilhar seu conhecimento com aqueles que já estão na busologia há mais tempo. Quanto mais mulheres se revelando busólogas, certamente será benéfico para o hobby.

No mais, reiteramos os parabéns a todas as mulheres – em especial, às busólogas. Que este dia 08 de março sirva para que possamos refletir o quanto o sexo feminino é importante na nossa sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo