O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, no Rio Grande do Norte, Ézio Gonçalves, anunciou que o órgão vai executar de imediato diversos serviços na BR-101, do Pitimbu ao viaduto do Quarto Centenário, ao que tudo indica, iniciando os trabalhos neste mês. O Dnit também pavimentará 24 km das marginais da BR-101, no município de Natal. Além disso, vai recuperar as principais passarelas sob sua tutela. As informações foram repassadas na última quinta-feira, 7, ao prefeito de Natal, Carlos Eduardo.
O prefeito e secretários municipais se reuniram com o superintendente do Dnit, Ézio Gonçalves, e a equipe técnica do órgão, apra tratara de melhorias para a entrada da cidade pela zona Sul. Com a aproximação da Copa do Mundo e a consequente exposição da cidade na mídia internacional, a Prefeitura de Natal está procurando estabelecer parcerias com instituições que possam contribuir para tornar a cidade mais atrativa para os turistas que a visitarão durante o mundial.
O prefeito se mostrou preocupado com o atual estado da área, enfatizando que o local foi esquecido nos últimos anos. Solicitou ao superintendente que haja uma manutenção permanente na área para que a porta de entrada da cidade esteja sempre limpa e bem cuidada. Carlos Eduardo disse que a prefeitura vai iniciar o ajardinamento do local nos próximos dias.
“Estamos fazendo um esforço muito grande para recuperar a entrada de Natal. Já estamos trabalhando na BR-101, na avenida Roberto Freire e na avenida Prudente de Morais. A cidade estará na mídia mundial. Oitenta canais estrangeiros virão fazer a cobertura da Copa na capital”, informou. Na ocasião, o prefeito pediu manutenção na área do túnel do Jiqui, recentemente recueprado pelo Dnit.
Na próxima segunda-feira (11), o secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Rogério Mariz, irá com engenheiros do Dnit ver de perto as marginais da BR-101. Há a possibilidade de o Dnit executar, ainda, a drenagem das vias. As secretarias de Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Urbanismo e Serviços Urbanos também estão envolvidas no processo de recuperação da entrada de Natal, com vistas à Copa do Mundo FIFA 2014.
“O assunto capital para o município é a Copa do Mundo. Estamos aguardando a liberação de recursos do Ministério das Cidades, via Caixa Econômica, para iniciar várias obras, entre elas a pavimentação das marginais da BR-101, o túnel de Igapó, canteiros e passarelas”, garantiu Ézio Gonçalves.
Fonte: Tribuna do Norte