Em Natal há poucos dias, o deputado federal Henrique Alves tinha anunciado o orçamento da duplicação da BR-304: R$ 1 bilhão. Pode parecer uma quantia elevada, mas o valor foi confirmado pela superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Em nota enviada ao Jornal de Fato, o órgão disse que há muito tempo “procura viabilizar a execução desta ação-duplicação”. O estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental é de 2009 e elencou diversos segmentos entre Natal e a divisa do RN com o Ceará.
Embora alto, o orçamento mencionado pelo deputado – enfatizou o Dnit – “é fruto de custos médios gerenciais levando-se em consideração os serviços que tal duplicação em toda a sua extensão exige: terraplanagem, pavimentação, drenagem, obras de artes especiais (pontes e viadutos), desapropriação e licenças ambientais”.
Ainda segundo a nota, a superintendência regional se reunirá na próxima semana com a direção-geral do órgão em Brasília, onde o prazo e o início das obras serão discutidos. Tais pontos esperavam a aprovação do orçamento da União deste ano pelo Senado, o que só ocorreu há três dias.
No projeto, a base da cidade de Mossoró “estará toda contemplada”, caso o projeto seja executado como foi elaborado, completa o departamento. A BR-304 é considerada uma das vias mais perigosas da segunda cidade potiguar, com elevados índices de acidentes ao longo dos anos. Por lá, está em construção um dos viadutos do Complexo Viário da Abolição.
Ao que parece, o único impedimento para sua duplicação é a burocracia, pois, como já dito, o plano de viabilidade foi realizado em 2009, e a obra é considerada essencial para a região.
Em nota anterior, o Dnit disse que a viabilidade do projeto foi considerada pelo Governo Federal como de “larga margem”, considerando trechos de 120,7 km de extensão (26% da BR-304, segundo o Dnit) de duplicação e 344 km (74%) de melhorias com pavimentações e interseções.
Fonte: Jornal de Fato