A Secretaria Estadual de Infraestrutura confirmou para 27 de março, às 9h em sua sede, a abertura da licitação para habilitação das empresas às obras do Pró-Transporte que compreende a construção do Complexo Viário da Redinha, a duplicação das Avenidas Moema Tinoco e Fronteiras, localizadas na Zona Norte de Natal. Na oportunidade a comissão da licitação vai receber os envelopes das empresas que estão se habilitando à obra. A secretária da pasta, Kátia Pinto confirmou que até o momento o Governo do estado recebeu 28 propostas.
O Pró–Transporte, uma iniciativa do Governo Federal , através de convênio firmado entre prefeitura e governo estadual, apresenta 9km de extensão. Em 2005, o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, firmou contrato no valor de R$ 57 milhões junto ao Governo do Estado do RN, e que na época assinou convênio com a Prefeitura do Natal para a realização da obra . Contudo, até Dezembro de 2011, o viaduto da Avenida das Fronteiras foi o único a ser concluído parcialmente, através da Prefeitura de Natal.
A obra consiste na criação de dois grandes eixos em pista dupla, dotados de corredor exclusivo de ônibus, ciclovia e adequados às normas de acessibilidade. O primeiro, denominado Eixo Fronteiras, parte do Gancho de Igapó, na Av. Tomaz Landim, percorrendo a Av. das Fronteiras, a Av. Rio Doce e a Av. Tocantínea, até o entroncamento com a Av. Moema Tinoco. O segundo grande eixo, chamado de Eixo Moema Tinoco/Conselheiro Tristão, é a continuação do primeiro, ao longo da Av. Moema Tinoco e a Av. Conselheiro Tristão, até o encontro com a Av. João Medeiros Filho (estrada da Redinha), onde será construído o Viaduto da Redinha, que dá acesso à Ponte Newton Navarro.
Será implantado em pista simples o Prolongamento da Av. Moema Tinoco, desde o entroncamento com a Av. Tocantínea até a interseção com a BR-101, dando acesso ao litoral norte, bem como ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. As obras incluem também a reforma da Escola Estadual Antônio Fagundes, necessária à conclusão do Viaduto das Fronteiras, com a construção da terceira alça, bem como a implantação da Estação de Transferência da Av. Rio Doce.
Fonte: Portal No Ar