A primeira quinzena de março pode ser considerada um sinal do que o mercado de ônibus espera: um 2013 positivo com maior produção e venda, inclusive superando o ano de 2011 que foi recorde histórico. A alta na venda de ônibus nesta primeira quinzena em relação a primeira quinzena de fevereiro foi de 6%. Já na comparação com a primeira quinzena de março do ano passado, a alta é ainda maior: 16,55%. Os dados foram revelados no último dia 18, pela Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
Nos primeiros quinze dias de março foram vendidos 1768 ônibus, contra 1668 da primeira quinzena de fevereiro e 1517 da primeira metade de março do ano passado.
Os números são vistos com otimismo não por serem positivos somente, mas porque comparam este ano com as vendas de março do ano passado, que não estavam desaquecidas porque ainda existiam unidades da tecnologia de redução de poluição Euro III, que era mais barata. Atualmente, está em vigor a tecnologia Euro V, que possibilita reduções maiores de emissão de poluição. Assim não é errado dizer que nesta quinzena foram vendidos mais ônibus e ônibus mais caros.
No entanto, no acumulado entre janeiro e primeira quinzena de março deste ano, o número de vendas é menor em comparação ao mesmo período do ano passado, mas só um pouco. Em 2013 foram comercializados 6817 ônibus contra 6873 veículos de transporte coletivo em igual período de 2012, o que significa queda de 0,81%.
O segmento de caminhões também registou números positivos. Na comparação entre a primeira quinzena deste mês e o período de fevereiro, a alta na venda de caminhões foi de 7,85% e diante da primeira quinzena de março do ano passado, a alta foi de 6,11%. Nos primeiros quinze dias de março deste ano, foram vendidos 6857 caminhões ante 6358 de fevereiro e 6462 dos primeiros quinze dias de março do ano passado.
Os números são positivos, pois o mercado de caminhões, a exemplo dos ônibus, passou pela mesma realidade de mercado da transição do Euro III para Euro V.
Já o segmento de veículos leves, que inclui carros de passeio e comerciais leves, registrou queda de 2,77% nesta primeira quinzena em relação a de fevereiro e alta de 4,59% diante dos quinze primeiros dias de 2012. Foram vendidos nesta quinzena 139.008 carros leves.
Com informações: Canal do Ônibus