A Mercedes-Benz perdeu espaço no mercado de ônibus no primeiro trimestre deste ano. As vendas de chassis da fabricante caíram mais do que o mercado, que teve retração de 9,8%, para 7,6 mil chassis. Apesar de ter mantido a liderança, a companhia reduziu em 15,7 pontos porcentuais sua presença no segmento, para 33,9%. As vendas da companhia diminuíram 38,4% no período, para 2,5 mil chassis.
A queda pode ser efeito da forte base de comparação do primeiro trimestre de 2012. No período a empresa teve crescimento expressivo sobre o ano anterior e somou 4,1 mil licenciamentos.
No caminho contrário, a vice-líder MAN teve crescimento de 10,8% sobre resultado fraco do começo do ano passado e vendeu 2,3 mil chassis. Com isso, a empresa ficou com 31,8% de market share, com ganho de 5,8 pontos porcentuais.
A Agrale dobrou os volumes entre janeiro e março sobre o resultado do início do ano passado. A empresa vendeu 1,8 mil chassis, ganhou 13,5 pontos de participação e deteve 24,3% do mercado brasileiro.
A Volvo encerrou o trimestre com queda nas vendas de 29%, para 341 ônibus. A retração acontece sobre crescimento significativo anotado no início de 2012. Na época, as vendas da fabricante somaram 480 unidades, com grande expansão sobre o resultado de 2011. A companhia perdeu 1,2 ponto porcentual de market share e respondeu por 4,5% do mercado.
A Iveco, quinta colocada com apenas um modelo leve no mercado, também anotou queda significativa nas vendas de chassis, de 20,5% para 294 unidades. Com o resultado, a empresa reduziu sua participação em 0,5 ponto, para 3,8%.
A sexta posição do ranking ficou com a Scania, que teve queda ainda mais expressiva nas vendas, de 49%, para 171 chassis. O resultado garantiu presença de 2,2% para a montadora, com perda de 1,7 ponto porcentual. Os dados do Renavam mostram ainda o emplacamento de seis ônibus da International, que ainda não atua comercialmente nesse segmento no Brasil.
Fonte e imagem: Automotive Business