Nos últimos 30 dias, estamos acompanhando o noticiário sobre a decisão da justiça de Caicó que determinou o fim dos serviços da Jardinense naquele município, decisão essa que já foi revogada por outro juiz da Capital e mostrada recentemente aqui no UNIBUS RN.
A novidade desta semana é a consolidação da parceria entre a Jardinense e a empresa Catedral, com sede em Brasília, e que tem foco no transporte turístico e aos poucos tenta entrar em vários nichos de mercado Brasil afora.
A Catedral também é conhecida pela sua modernidade e estilo de frota, que é composta quase que integralmente por veículos praticamente 0 km – quase todos da linha G7 da Marcopolo, entre os modelos Paradiso 1200, G7 1600 LD e os G7 1800 DD, todos encarroçados em chassis da marca Sueca Scania. Segundo fontes, nessa parceria seriam destinados cerca de 30 veículos para a Jardinense.
Esta parceria tem tudo para ser um novo marco no transporte rodoviário Potiguar. Primeiro pela renovação de frota que será dada em algumas linhas da Jardinense, com ônibus mais novos seguros e que podem oferecer um serviço melhor para a população. O segundo item é que esta parceria pode mostrar o que vários estudiosos da área do transporte afirmam: Quanto melhor o serviço oferecido, menos espaço para atuar os clandestinos tem.
O que pode gerar preocupação é o medo de que, a partir de agora, se faça de um desaparecimento definitivo da Jardinense, pois é notório que a Catedral queira em um futuro próximo comprar e ser dona de uma das mais tradicionais empresas do nosso estado. Mas, esse não é momento de fazer tais especulações – o momento é de torcer para que o serviço melhore e a população do Seridó e do Alto Oeste possam ser melhor transportadas pelas estradas potiguares, seja em ônibus da Jardinense ou da Catedral.