Os primeiros trilhos foram trocados nas linhas que partem de Natal a Parnamirim e Ceará-Mirim para a esperada implantação dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) que transportarão os passageiros natalenses a partir de abril de 2014. Mais do que uma estimativa da superintendência regional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a conclusão de mais uma etapa do projeto de mobilidade urbana para a Grande Natal.
Estão fincados cerca de dois quilômetros de novos trilhos a partir da estação da Ribeira. Até o ano que vem serão modernizados um total de 56 Km nas linhas que levam aos municípios de Parnamirim (18km) e Ceará-Mirim (38km), além de obras de reestruturação nas paradas ferroviárias.
O projeto para implantação dos Veículos Leves sobre Trilhos em Natal está orçado em R$ 154 milhões com recursos originados do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Equipamentos). Entretanto, a CBTU terá que ainda que buscar os recursos necessários para as obras de modernização das linhas.
Vencedora: A empresa cearense Bom Sinal foi declarada vencedora da licitação para construção e venda de VLTs para Natal em outubro do ano passado. Pelo contrato assinado serão entregues 12 veículos para a CBTU. “Eles têm quinze meses para entregar o primeiro veículo. Nossa estimativa é que até abril ele estará circulando a linha Natal – Parnamirim. Com o tempo faremos as adequações necessárias para ver como serão colocados os demais e como circularão”, explica João Maria Cavalcanti, superintendente da CBTU em Natal.
O veículo leve sobre trilhos, que há cerca de três anos já está em circulação em Recife e Maceió, é composto por três carros de 18 metros cada, capacidade de 600 passageiros, velocidade operacional de 40 km/h, e motor é movido por diesel elétrico ou diesel hidráulico. “Neste momento há uma equipe na Cidade de Barbalha, no Ceará, sede da empresa Bom Sinal , fazendo a averiguação de todos os detalhes técnicos dos VLTs”, informa Cavalcanti.
Impacto: Mesmo com o projeto a pleno curso e com as metas atingidas, existem preocupações à futura implantação dos veículos em Natal. Uma delas se refere ao impacto que o VLT poderá ter no trânsito da cidade se Prefeitura e Governo do Estado não fizerem um planejamento prévio. “Em vias como Bernardo Vieira, Capitão Mor-Gouveia, Mário Negócio e Lima e Silva o tráfego poderá ser interrompido em até vinte minutos para a passagem dos VLTs”, explica Cavalcanti.
Ele acrescenta que a discussão sobre tal impacto deve ser feita agora para impedir dores de cabeça no futuro. “É preciso que o debate seja feito hoje pois esse sistema estará funcionando daqui a dois anos”. De acordo como artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro, os veículos que se deslocam sobre trilhos terão preferência de passagem sobre os demais, respeitadas as normas de circulação.
Integração: De acordo com o projeto da CBTU, uma vez implantado o VLT devera ser o indutor da Mobilidade da cidade integrando-se a terminais de ônibus, bicicletários, estacionamentos e pontos de táxi. “A CBTU defende que haja uma integração entre os meios de transporte tendo o VLT como grande articulador”.
Os antigos trens, alguns em funcionamento desde a década de 70, deverão ser paulatinamente substituídos pelos VLTs. A ideia é que passem a integrar uma frota de reserva e de sobreaviso em caso de emergência, informa a assessoria de imprensa da CBTU.
Atualmente duas locomotivas e nove carros operam diariamente nas linhas Natal/Parnamirim e Natal/Ceará-Mirim transportando uma média de 6.500 passageiros ao dia em 24 viagens diárias, numa velocidade de 15km/h. O preço da passagem continua R$ 0,50.
Fonte e foto: Portal No Ar