Não se falou em outra coisa na capital potiguar durante a semana. Todos estão falando em um possível aumento no preço da passagem do transporte urbano em Natal para até R$ 2,60. Tal reajuste seria em função, principalmente, da negociação salarial entre os rodoviários e os empresários, que estamos acompanhando aqui no UNIBUS RN.
Só para lembrar, a tarifa de ônibus em Natal custa R$ 2,20 desde 2010. São 27 meses sem aumento, que é concedido pela Prefeitura, através da SEMOB.
Como sempre, medidas que mexem no bolso do trabalhador ou do estudante não são bem vindas – e um aumento de passagem certamente não será (vide o que aconteceu no ano passado em nossa cidade). Mas, temos de olhar para diversos fatores e observá-los antes de emitir qualquer opinião sobre o possível reajuste.
Pra começar, há de se pensar nos custos operacionais de uma empresa: contratação de pessoal, combustível, manutenção, compra de peças, renovação de frota… Se formos listar tudo que uma empresa precisa colocar no papel para saber quanto vai gastar, você iria enjoar de ler este editorial, pois são muitas coisas a serem vistas para se manter uma empresa de ônibus. Não é só comprar um ônibus novo e colocar na rua pra rodar – tem de se manter em boas condições, para se oferecer um bom serviço aos usuários.
Partindo especificamente para alguns desses custos, damos destaques a três deles. O primeiro é o combustível, no caso o diesel: este sofreu, desde 2010, alguns reajustes – o último no início do ano. Com o preço lá em cima, com certeza fica difícil manter o tanque do ônibus cheio diariamente.
O segundo é a renovação de frota. Diariamente chegam em nossos canais de contato reclamações de usuários quanto a qualidade do serviço – muitas pedindo a renovação de frota de diversas linhas ou a inclusão de outras. Acontece que, com o cenário atual da economia, além da inflação, o preço de um ônibus novo subiu nestes últimos 3 anos. O modelo mais popular em Natal, que custava cerca de R$ 230 mil em 2010, custa hoje mais de R$ 300 mil. Não é sempre que alguma empresa vá ter milhões em caixa sempre para renovar sua frota.
Por último, mas não menos importante, vale citar a remuneração dos operadores. É verdade que o valor pago para eles não é aceitável. É muito pouco para os perrengues que enfrentam no dia a dia desse trânsito cada vez mais louco e parado que Natal tem. Mas, de 2010 pra cá, esse será o terceiro aumento salarial dos motoristas e cobradores. E, certamente, o valor maior de um salário, mesmo que seja um montante justo, incide nas contas de uma empresa.
Aí, deixamos o espaço para você, leitor, tirar suas próprias conclusões. Se você estivesse no lugar de um empresário do transporte, conseguiria manter uma empresa, com esses e todos os outros fatores determinantes, com o valor da passagem de 2010, com todos os valores que embasaram aquela tarifa defasados?
Independentemente do que o seu juízo de valor respondeu a nossa pergunta, uma coisa é certa: o aumento das passagens é inevitável e necessário. Que não seja tamanho como esse de R$ 0,40 levantado pela imprensa, mas que seja um valor justo para todos. E, assim, fazendo com que o transporte público natalense possa melhorar a cada dia.