As prometidas intervenções viárias em Natal, anunciadas no longínquo mês de agosto de 2010, portanto na administração passada, ainda não receberam a assinatura da ordem de serviço. Orçadas em R$ 440 milhões, as ações foram divididas em três frentes.
Através de sua assessoria de imprensa, o prefeito Carlos Eduardo disse que enviou no início da semana um relatório ao TCU com mudanças no projeto de mobilidade, reduzindo o número de desapropriações, com o objetivo de simplificar o tramite burocrático. A intenção é assinar a ordem de serviço em junho. As intervenções, agora, aguardam à validação das mudanças no projeto pela Caixa Econômica. A obra está com o financiamento assinado desde 13 de março.
O principal lote de obra contempla a construção do corredor viário interligando as Avenidas Felizardo Moura, Napoleão Laureano e Capitão-Mor Gouveia, conhecido como complexo da Urbana. O novo projeto reduziu para menos de 10 o número de desapropriações previstas no projeto original, contabilizadas em 339.
As obras de mobilidade foram divididas na construção de um corredor viário, nas obras no entorno do Estádio Arena das Dunas para beneficiar o entroncamento de algumas avenidas e a construção de calçadas padronizadas nas principais avenidas que levam à praça esportiva.
O relatório que será apresentado pela prefeitura deve informar o início das obras de construção do túnel de macrodrenagem no entorno do estádio Arena das Dunas. A primeira etapa, iniciada há sete dias, foi a do levantamento topográfico dos bairros de Lagoa Nova, Nova Descoberta, Dix-Sept Rosado, Candelária, Bom Pastor, Cidade da Esperança e Nazaré. Até o dia 15 de maio, os primeiros tubos que irão compor o túnel devem estar instalados. A macrodrenagem está orçada em R$ 200 milhões e as obras serão realizadas em duas etapas, sendo a primeira parte concluída em maio de 2014. As obras constam da limpeza e urbanização de sete lagoas de captação.
Com informações: Novo Jornal