Você perdeu alguma notícia importante nessa semana? Quer rever alguma atualização das nossas editorias? Então, chegou a hora. Neste sábado, trazemos mais uma edição da coluna “Dia 7”, com as principais notícias da semana que termina hoje, juntamente com as atualizações das colunas publicadas de domingo até ontem.
Então, vamos ler abaixo as principais notícias do transporte potiguar e nacional nesta semana.
Domingo: No dia 05, nosso destaque foi para o anúncio, por parte da Prefeitura do Natal, de que as obras de mobilidade urbana previstas por conta da Copa do Mundo em 2014 serão iniciadas em junho. O prazo de conclusão, segundo a PMN, é o mês de maio do ano que vem. Veja a matéria completa AQUI.
Já o nosso destaque nacional se voltou para a política. De acordo com o Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, atual presidente da Frente Nacional de Prefeitos, um dos maiores problemas dos municípios é a tarifa do transporte público. A declaração foi dada na sua posse, dias antes, na presidência da organização. Clique AQUI para conferir mais detalhes. (http://bit.ly/10hEXGO)
Segunda-feira: No dia 06, ainda falando em obras de mobilidade urbana, mostramos a situação da licitação para a retomada das obras do programa Pró-Transporte. Executado na Zona Norte, o projeto terá o certame encerrado no próximo dia 15. Veja a matéria completa AQUI.
Também foi destaque na segunda-feira, em nível nacional, a situação do transporte público em Aracaju, no Sergipe. Desta vez, mostramos a superlotação nos veículos da capital sergipana, que sofre, de acordo com os usuários, com a falta do cumprimento dos horários. A matéria completa pode ser lida AQUI. (http://bit.ly/13p8lOO)
Terça-feira: No dia 07, mostramos a afirmação da Secretária da SEMOB, Elequicina dos Santos, de que a tarifa do transporte público em Natal estaria prestes a aumentar. Ela deu o prazo até o fim do semestre. A matéria completa pode ser lida AQUI.
Em nível nacional, destacamos o lançamento da montadora Caio Induscar do “superarticulado”. Trata-se do Millenium BRT, um veículo que suporta configurações de até 23 metros, com diversos tipos de chassis. Para o lançamento, cerca de 100 unidades já foram vendidas. Clique AQUI para ver mais detalhes.
Quarta-feira: No dia 08, voltamos a falar sobre as negociações salariais entre rodoviários e empresários. Desta vez, mostramos o pedido do representante do TRT na negociação, que pedira ao SINTRO que acatasse o reajuste proposto pelos empresários, de 7,5%. A matéria completa pode ser lida AQUI.
O nosso destaque nacional se voltou para a economia. Mostramos os números de vendas de ônibus no mês de abril, onde a Volkswagen e a Mercedes-Benz brigam pelo primeiro lugar de vendas. Veja AQUI a matéria completa.
Quinta-feira: No dia 09 de maio, mostramos a nova aquisição feita pela Jardinense para a sua frota. Se reestruturando, a empresa incorporou mais um veículo seminovo para a sua frota, oriundo da gigante mineira São Geraldo. A matéria completa pode ser lida AQUI.
Nacionalmente, a quinta-feira trouxe o anúncio, por parte da Scania, do início dos trabalhos de uma caravana, que percorrerá o país mostrando os chassis de ônibus da marca sueca. Até o final do ano, 22 cidades receberão o evento, dentre elas a capital potiguar. Veja AQUI mais informações e o calendário da caravana.
Sexta-feira: No dia 10, mostramos a alteração do itinerário da recém-criada linha 54A (Ponta Negra/Campus – Via Vila de Ponta Negra). A partir do dia 15, o itinerário será estendido até a Avenida Nascimento de Castro, em Lagoa Nova, com ponto-retorno em frente a uma Universidade particular. Veja AQUI a matéria completa.
Nacionalmente, mostramos a iniciativa da FETRONOR em promover mais um seminário sobre mobilidade urbana no Nordeste. Desta vez, Maceió foi a cidade escolhida pela federação para a discussão sobre o tema e a legislação sobre a mobilidade. Veja AQUI mais informações.
Editorias: Nossos quadros também foram destaque no UNIBUS RN na semana que está terminando.
Na segunda (06), o Garagem.com trouxe mais um texto inédito. Desta vez, a coluna tratou de um ainda possível aumento na tarifa de ônibus em Natal – mostrando o motivo do pedido de aumento por parte das empresas e como pode ficar o panorama do sistema após o reajuste. O texto completo pode ser lido AQUI.
Já na sexta-feira, 10, foi à vez do Especial UNIBUS RN. Em atualização especial, a coluna apresentou a cobertura do nosso portal para o anuncio feito pela SEMOB do reajuste da tarifa do transporte público. A partir do dia 18, o natalense vai pagar R$ 2,40 para usar o ônibus. O texto completo pode ser lido AQUI.
Por Andreivny Ferreira