Mais R$ 108 milhões devem ser investidos em obras de mobilidade urbana na capital potiguar até maio de 2015. No projeto, com aporte do governo federal, através do PAC das Grandes Cidades, está prevista a qualificação dos principais corredores da cidade, com a criação de faixas semi exclusivas para ônibus, sinalização horizontal e vertical, revitalização das calçadas e construção de viadutos e túneis. Os projetos básicos devem ser apresentados à Caixa Econômica Federal até outubro deste ano. Depois que forem aprovados, é iniciada a contagem regressiva de 18 meses para a entrega das obras.
A ideia inicial da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) era que fossem contemplados seis corredores, mas o governo federal decidiu que apenas quatro deveria ser financiados agora. Todas estas obras devem complementar as intervenções realizadas na capital potiguar com os investimentos para a Copa do Mundo, assim como o projeto de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) tocado pelo governo estadual.
Foram aprovadas, pelo governo federal, intervenções nos corredores formados pelas avenidas Amaro Barreto/Mario Negócio; Bernardo Vieira; Coronel Estevam/Rio Branco; Rio Grande do Norte/Solange Nunes e Hermes da Fonseca/Salgado Filho.
Obras na Avenida Prudente de Morais, avaliadas em R$ 28,7 milhões e excluídas do rol de investimentos do PAC, devem ser custeadas com recursos próprios do Município. Os pontos em comum para todos estes trechos é a construção da faixa semi exclusiva para ônibus, o recapeamento asfáltico e a adequação aos padrões de acessibilidade.
O secretário adjunto de Trânsito, Walter Pedro, explicou que há dois formatos de faixas semi exclusivas. Em uma delas, é feita uma tabela de horários através da qual se discrimina em que momento os corredores podem ser utilizados por veículos individuais, mas a adotada pelo município de Natal para todos estes corredores é aquela em que a faixa só é permitida para carros particulares na hora de fazer manobra de acesso aos lotes ou de entrada e saída de ruas transversais. Ainda assim, haverá um sistema de fiscalização eletrônico em que o veículo não poderá andar mais que um quarteirão na faixa.
O grande diferencial dos corredores está no que o projeto identifica como “obras de arte”, que são os túneis e viadutos. Ao todo, são contabilizados seis destas intervenções. A principal delas está na avenida Hermes da Fonseca, onde será feito um túnel na altura da avenida Alexandrino de Alencar. Estas obras ainda não estão detalhadas no anteprojeto apresentado em Brasília e devem aparecer com todas as especificações apenas no projeto básico, que deve ser licitado até a segunda quinzena deste mês.
No caso do túnel da Hermes da Fonseca com a Alexandrino de Alencar, o secretário adiantou que ele deve encerrar um conflito existente entre carros e ônibus na região. “A Alexandrino tem um volume muito grande de carro particular, quase não tem linha de ônibus por lá. Então este túnel vai oferecer mais conforto para que a população saia da Hermes e use mais a Alexandrino para acessar a Ruy Barbosa, por exemplo”, destacou.
A intervenção inteira no corredor Salgado Filho/Hermes da Fonseca deve custar R$ 25,378 milhões, dos quais 8,451 milhões serão oriundos do Orçamento Geral da União, R$ 16,902 milhões de financiamento e 25,378 mil (10% do total) de contrapartida do município. A estimativa é de que no trecho da Hermes da Fonseca a ser beneficiado com o túnel passem por dia 52 mil passageiros.
Fonte: Novo Jornal