Se algum turista quiser aproveitar Fortaleza antes da Copa das Confederações, corre o risco de não saber que uma nova linha de ônibus foi criada para levá-lo do Aeroporto Internacional Pinto Martins à zona hoteleira. A nova rota, comum em muitas cidades turísticas, funciona desde terça-feira, 11, e tem data certa para terminar: 30 de junho. No entanto, ainda não há avisos ou sinalizações para quem desembarca na Capital.
Às 10h16min de ontem, começava a terceira viagem de um dos coletivos que fazem a nova rota. Apenas dois passageiros haviam utilizado o transporte. “Estava esperando um ônibus para ir até o terminal quando me disseram que tinha esse, direto”, contou o agente aeroportuário José Ribamar Gadelha. No ponto localizado no Aeroporto, já passam quatro linhas regulares. Nenhuma conduz a pontos turísticos da Capital.
O percurso de ônibus até a avenida Beira Mar leva aproximadamente 30 minutos e passa pelas vias Senador Carlos Jereissati, BR-116, Pontes Vieira e Barão de Studart. No caminho de volta ao Aeroporto, o coletivo trafega pelas avenidas Abolição, Senador Virgílio Távora e Via Expressa. “Duvido que algum turista queira se aventurar em pegar um ônibus, correndo o risco de ser assaltado. É porque os bandidos ainda não souberam dessa novidade”, afirmou o cobrador da linha, que não quis se identificar.
Percurso: Ao longo do trajeto que deverá recepcionar os turistas, as primeiras cenas são de trabalhadores pintando muros e obras no meio do asfalto.
Para a professora Clélia Lustosa, que faz parte do projeto “Metropolização e Megaeventos: os impactos da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016”, da Universidade Federal do Ceará (UFC), a nova opção de transporte é positiva, por cortar importantes bairros. “Mas o ideal, sendo para turista, é que o ônibus fosse adaptado, com ar condicionado e espaço para bagagem”, afirmou.
De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a linha 950 já existiu durante os anos 1990. Entretanto, por falta de demanda, foi extinta três anos depois. Após a Copa das Confederações, conforme o diretor técnico da empresa, Antônio Ferreira Silva, será avaliada a necessidade de permanência da linha. Até o final da semana, a Etufor deverá fixar painel com mapa dentro do Aeroporto, detalhando rotas e linhas de ônibus.
Fonte e foto: Jornal O Povo (CE)