Pró-Transporte: Governo anuncia empresa vencedora da licitação; obras devem começar em agosto

O Governo do Estado publicou no último dia 20, no Diário Oficial, a classificação da empresa IM Comércio e Terraplenagem LTDA para a execução das obras do Pró-Transporte. A estimativa da Secretaria de Infraestrutura (SIN) é que a ordem de serviço seja expedida até o fim de julho. De acordo com a SIN, com  início previsto para agosto, a obra deve ser concluída em 24 meses. O investimento é de aproximadamente R$ 88,22 milhões.
Segundo a secretária estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto, os documentos da licitação serão encaminhados para a Caixa Econômica Federal para análise que tem duração prevista de 15 dias. Em seguida, o banco dará autorização ao Governo do Estado para assinar a ordem de serviço.
“Nosso desejo é expedir a ordem de serviço até o fim do mês de julho, mas essa data depende da análise da Caixa, que é nossa parceira”, explicou Kátia Pinto.
O plano de execução da obra será requisitado à empresa assim que o contrato for assinado.  “Precisaremos de uma atenção diferenciada em dois trechos: no meio da Avenida Moema Tinoco, que ainda tem desapropriações e um pouco depois da Avenida do Rio Doce, que tem maior adensamento”, disse Kátia Pinto.
Concebido entre 2005 e 2006, o Pró-Transporte tem como objetivo desafogar as principais vias da Zona Norte e dar melhores condições para o tráfego dos transportes coletivos. A obra consiste na criação de dois eixos em pista dupla, dotados de corredores exclusivos para ônibus e ciclovias.
O Eixo Fronteiras parte do Gancho de Igapó, na Avenida Tomaz Landim, percorrendo a Avenida das Fronteiras, Rio Doce e a Tocantínea até o entroncamento com a Avenida Moema Tinoco.  O segundo eixo é envolve as avenidas Moema Tinoco e Conselheiro Tristão, até o encontro com a Avenida João Medeiros Filho, onde será construído o Viaduto da Redinha, que dá acesso à Ponte Newton Navarro. A obra inclui ainda a facilitação do acesso à BR-101 Norte. Além da duplicação dos corredores viários, que deverão permitir maior fluidez ao transporte coletivo, o projeto prevê melhorias para a mobilidade de pedestres com a padronização de passeios públicos e implantação de passarelas.  Também estão incluídos 108 novos abrigos de ônibus e a criação de 11 km de ciclovias.
Foto: João Maria Alves (Tribuna do Norte)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo