Trem e ônibus colidem em Natal; uma pessoa morre e 16 ficam feridas

Um trem e um ônibus colidiram na linha férrea que atravessa a avenida Bernardo Vieira, em Natal, na manhã desta quarta-feira (10). A informação foi confirmada pelo Comando de Policiamento de Trânsido do Rio Grande do Norte e pelo Corpo de Bombeiros. Um estudante de 14 anos morreu e 16 pessoas ficaram feridas, segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O tenente Góes, do Corpo de Bombeiros, informou que o ônibus fazia a linha 10/29 (Nova Natal/Campus), e pertencia a empresa Reunidas. “O ônibus tombou na linha do trem. Não sabemos ainda como aconteceu o acidente, mas inicialmente, foi um choque entre o ônibus e o trem”, contou. “Estamos socorrendo feridos, depois é que veremos o que aconteceu”, disse.
O trem, de acordo com o oficial, não está no local. Segundo a assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o trem faz a linha Natal – Parnamirim (cidade da Grande Natal). “Ele segue o caminho para a próxima estação. É um procedimento padrão para garantir a segurança do condutor e dos passageiros, visto que a população tende a ficar revoltada e não entender a situação em um momento como este”, disse Raphael Albuquerque.
O jovem que morreu estava com farda da Escola Tiradentes. Os feridos foram encaminhados ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, no bairro Tirol.
O trecho foi isolado e o trânsito desviado. Os motoristas que iam no sentido zona Norte, pela Bernardo Vieira, foram orientados a seguir pela rua dos Caicós, avenida 7, e os que vão sentido zona Sul utilizaram a Avenida 12.
Testemunhas: Moradores da região e motoristas que passavam pelo local explicaram o sinal luminoso e sonoro já havia sido disparado e que a cancela estava prestes a interromper o fluxo de carros. Porém, o motorista passou antes do bloqueio da via, pelo corredor exclusivo de ônibus, mas parte do veículo ficou sobre a linha no sentido zona Sul devido ao fechamento do semáforo e à presença de outros veículos entre o cruzamento e a linha férrea. No corredor exclusivo de ônibus não há cancela para impedir a passagem dos veículos.
Os relatos da população dão conta de que o motorista ainda tentou retirar o ônibus da linha, mas só conseguiu adiantar poucos metros, não evitando o choque do trem, que seguia no sentido Parnamirim, com a parte traseira do veículo, exatamente onde estava o estudante Francisco de Davi A. Teixeira, que morreu na hora.
“Eu não sei bem o que aconteceu. Só senti o impacto e de repente estava todo mundo caindo um por cima um dos outros”, contou ao G1 a auxiliar administrativa Cíntia Soares da Silva, de 32 anos, que estava no ônibus no momento do acidente. A auxiliar foi socorrida para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho com ferimentos, mas sem risco de morte. A mãe dela, dona Francisca Soares da Silva, de 61 anos foi avisada pela própria filha através de um telefonema. “Ela estava indo para o trabalho”, disse a senhora. “Ela ligou dizendo que sofreu um acidente e estava ferida”, relatou.
Segundo Cíntia, ela estava no fundo do ônibus, quando o acidente aconteceu. O estudante Francisco Davi de A. Teixeira, de 14 anos estava atrás dela. “Ele estava sentado atrás de mim”, afirmou. Cíntia estava bastante nervosa e emocionada e não soube explicar como aconteceu o acidente. “Só senti o impacto e todo mundo caindo por cima de nós”, concluiu.
Estudante tinha 14 anos: O Corpo de Bombeiros identificou como Francisco Davi de A. Teixeira, de 14 anos, o estudante que morreu na manhã desta quarta-feira (10) após a colisão envolvendo um ônibus da empresa Reunidas e um trem que faz a linha Natal-Parnamirim. A informação foi repassada ao G1 pelo tenente Nícolas. O acidente aconteceu por volta das 7h, na linha férrea que cruza a avenida Bernardo Vieira, na zona Oeste da capital. Ainda não há a confirmação do números de passageiros feridos.
Ainda de acordo com o tenente, o estudante era aluno da Escola Estadual Tiradentes, que fica vizinho o próprio Corpo de Bombeiros, no Barro Vermelho.
Condutores serão ouvidos pela Polícia: O motorista e o cobrador do ônibus – e mais o maquinista do trem envolvidos na colisão que deixou vários passageiros feridos e um estudante morto no início da manhã desta quarta-feira (10) na linha férrea que cruza a avenida Bernardo Vieira, na zona Oeste de Natal-, prestarão depoimentos à Polícia Civil ainda nesta manhã. A informação é do delegado Sérgio Leocádio, da Delegacia Especializada em Acidentes de Veículos (DEAV).
“O motorista e o cobrador do ônibus já foram encaminhados para a delegacia. E eu já solicitei à CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) que apresente o maquinista. Todos deverão ser ouvidos ainda pela manhã”, disse o delegado.
O delegado acrescentou que ainda é cedo para apontar o responsável pela colisão. Contudo, relato de testemunhas dão conta de que o ônibus teria sido atingido, na traseira, pelo trem. Após a batida, o trem seguiu viagem para Parnamirim. A CBTU comunicou que o procedimento é padrão, para resguardar a integridade física do condutor.

Em nota, empresa lamenta morte de estudante: A assessoria de comunicação do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Urbanos de Natal (Seturn) emitiu nota lamentando a morte do estudante Francisco Davi de A. Teixeira, de 14 anos, vítima de acidente entre um trem e um ônibus da empresa Reunidas, na manhã desta quarta-feira (10). A empresa vai aguardar a investigação para se pronunciar sobre o caso.

Confira a nota:
O Sindicado das Empresas de Transportes e Passageiros Urbanos do Município de Natal (SETURN) lamenta o acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira (10), envolvendo um ônibus da empresa Reunidas, filiada à entidade, com um trem da CBTU, na avenida Bernardo Vieira.

A entidade presta toda solidariedade às famílias das vítimas atingidas no acidente. A direção da empresa Reunidas, no momento em que presta assistência às vítimas, aguarda a perícia para saber as causas do ocorrido para se pronunciar sobre o fato.

Fotos: Henrique Dovalle (G1 RN) e Rafael Barbosa (Tribuna do Norte)
Com informações: G1 RN e Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.