Uma obra de esgotamento sanitário de um empreendimento particular, continua a causar transtornos no trânsito da Ribeira. O esgotamento está sendo realizado há cerca de três meses na descida da ladeira da rua General Cordeiro de Farias com o final da avenida Rio Branco.
Ônibus, carros e motocicletas, que precisam ir em direção as avenidas Tavares de Lira e Duque de Caxias, estão com dificuldades em passar pelo local. Além dos buracos e da grande lama que se formou na via, o fluxo de veículos constante gera engarrafamentos.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) solicitou na manhã desta quinta-feira (8), a suspensão das atividades realizadas pela empresa Capuche. O pedido foi feito em reunião com o responsável pelo esgotamento, que na ocasião, informou que a expectativa é de que a obra seja concluída em vinte dias. Porém, a Companhia de Águas e Esgostos (Caern), responsável pela supervisão técnica e fiscalização da obra, informou nesta sexta-feira (9), que a substituição da rede de esgotos do trecho será concluída em um período de 60 dias.
O inspetor da Semob, Carlos Eugênio, disse que a interrupção ocorrerá, pois os buracos e a saliência em frente a Igreja Bom Jesus está atrapalhando o fluxo de carros e pedestres. Por se tratar de uma obra que não é de responsabilidade do município, a empresa irá arcar com a reposição da pavimentação.
Com a paralisação da obra na noite de ontem, a previsão é que o grande volume de água no local seque para que o recapeamento possa ser realizado até sábado. O inspetor comunicou que a obra é bastante complexa. O trabalho precisa ser realizado de acordo com a Tábua deMarés, ou seja, quando a maré fica cheia, o nível de água no local aumenta. “Só quando a maré está seca é que os trabalhos realizados pela empresa podem continuar”, disse o inspetor.
“A associação destas variáveis – as chuvas e a profundidade da tubulação – vem acarretando transtornos provisórios ao bairro, mas saliente-se que após a conclusão o sistema terá melhores condições operacionais para as situações atuais e futuras, sem necessidade de novas intervenções no trecho”, explicou Raulyson de Araujo, chefe da Unidade de Operação e Manutenção de Redes de Esgotos da Regional Natal Sul da Caern.
No trecho da avenida Tavares de Lira em direção a rua General Cordeiro de Farias, o trânsito foi bloqueado pela Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano (STTU). De acordo com o agente de trânsito, Luciano Dantas, a barreira foi colocada para evitar um maior número de veículos em direção a via prejudicada pela obra de esgotamento.
Foto: Alex Régis (Tribuna do Norte)
Fonte: Tribuna do Norte