As faixas preferenciais do Serviço Rápido de Ônibus de Fortaleza, está completando um ano de implantação. Desde que foi implantada na Avenida Bezerra de Menezes, um dos corredores da cidade com maior fluxo de transporte coletivo, reduziu consideravelmente o tempo de viagem dos ônibus e vans que circulam na avenida, além de maior agilidade através das paradas distribuídas em três grupos.
Com cinco quilômetros de extensão, o BRS da Bezerra de Menezes veio priorizar o transporte coletivo no transito cada vez mais intenso de Fortaleza, entretanto, sua criação não resolveu todos os problemas de congestionamento na via, mas temos que reconhecer a iniciativa enquanto não existir verdadeiros corredores exclusivos.
Os carros particulares só podem transitar por, no máximo, 100 metros pelas faixas azuis, tolerância permitida para os automóveis fazerem conversões à direita ou acessar estacionamentos. Mas, em horários onde o transito é mais intenso, é possível ver alguns motoristas mais “espertos” que realizam ultrapassagem pela direita e até pegam o caminho do ônibus para não entrar na fila do semáforo.
Quem anda de ônibus logo percebeu a diferença do antes e depois, aprovando sua implantação, ao contrário dos comerciantes do local que alegam prejuízos com as faixas do BRS. Como os veículos não podem percorrer livremente pelo lado direito, eles dizem que as lojas sem estacionamento ficam menos visíveis e menos visitadas.
O tempo de viagem na Bezerra de Menezes reduziu em média 15 minutos e a velocidade média passou de 14 km/h para 25 km/h, resultando em uma maior comodidade para o usuário que passou a esperar menos pela sua condução. Apesar de distribuídas em grupos de linhas, as paradas também agilizam os veículos, pois assim não há necessidade de paradas em todos os pontos, consequentemente desafogando a fila de veículos quando a aglomeração de pessoas é maior.
Apesar das paradas seletivas, um antigo problema insiste no horário do pico em frente ao North Shopping no bairro São Gerardo. Devido a proximidade de duas paradas em frente ao Shopping, muitos ônibus e vans se concentram realizando embarque e desembarque, ocasionando na ocupação da primeira faixa pelos veículos parados e na segunda faixa pelos veículos que estão querendo sair do BRS 1, além dos que querem encostar no BRS 2. Já os veículos do BRS 3 que deveriam passar do Shopping e parar mais à frente, ficam presos na segunda faixa devido a esta concentração, gerando um grande congestionamento que se estende ao longo da Avenida no fim de tarde.
Ainda em 2012, o BRS chegou às principais vias do Centro, reduzindo o tempo de viagem dos coletivos praticamente pela metade na maioria das linhas de ônibus que circulam naquela área.
Enquanto Fortaleza aguarda pelo BRT, estes sim verdadeiros corredores de ônibus, a cidade ameniza os problemas do transporte coletivo com as faixas preferenciais, que em breve, pelo menos na Av. Bezerra de Menezes, terá toda sua extensão segregada por obstáculos de concreto e paradas instaladas no canteiro central. Quanto aos ônibus, alguns precisarão ser adaptados e outros novos articulados deverão ser comprados.
Fonte e foto: Fortalbus