Em reunião com o secretário de Transporte José Carlos Aleluia, os vereadores que integram a Comissão de Transporte da Câmara ouviram do gestor municipal esclarecimentos acerca do processo de licitação do sistema de transporte público e reforma da Estação da Lapa.
Um dos pontos polêmicos que envolve o primeiro tema é a suposta dívida de R$ 600 milhões da Prefeitura com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), que para o vereador Euvaldo Jorge (PP), presidente do Colegiado e requerente do encontro, não será empecilho.
“O problema da dívida será resolvido na Justiça. Não impedirá a realização da licitação uma vez que foi assinado um TAC no Ministério Público onde o Setps se compromete a não judicializar o processo. Isso garante que a consulta pública ao edital de licitação esteja disponível já em setembro”, comemorou o vereador.
Euvaldo Jorge também afirmou que o objetivo da Comissão de Transporte é acompanhar de perto e contribuir com os projetos, mas que a participação de todos os vereadores é de suma importância nos debates.
Sobre a Lapa, o vereador informou que a proposta do Executivo é privatizar a Estação, sendo que os quase R$ 2 milhões que estão sendo investidos nas melhorias que já estão sendo realizadas pela Prefeitura sejam devolvidos aos cofres públicos pela empresa ganhadora da licitação.
“Essa também é uma decisão importante. A Prefeitura está com déficit de caixa, mas não podia deixar de realizar os investimentos em uma das mais importantes estações de ônibus da capital, por onde circulam mais de 400 mil pessoas por dia. A parceria público-privada vem dando provas de sucesso em várias frentes, como no Hospital do Subúrbio, por exemplo. Salvador ainda é uma cidade pobre, que precisa de parcerias para os investimentos necessários que mudem a cara da cidade”, completou.
A prefeitura de Salvador espera divulgar em 40 dias o resultado da licitação para privatização da Estação da Lapa. O edital já foi entregue pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut) ao Conselho Gestor de Licitações do Município, que avalia as concessões que terão de ser feitas pela gestão municipal.
Na mesma reunião, o vereador Pedrinho Pepê (PMDB) solicitou rapidez na reimplantação da faixa exclusiva de ônibus na Avenida Paralela, como medida para desafogar o trânsito.
Já o vereador Duda Sanches (PSD) solicitou vistas no regulamento de táxi antes de ser decretado, considerando que a Comissão poderá contribuir em alguns aspectos para a construção do novo documento.
Fonte: Tribuna da Bahia (BA)