O Raio-X da licitação da ANTT: As linhas de maior demanda

Como estamos mostrando desde o início do mês, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) lançou o edital de licitação, em 30 de agosto, para cerca de 2 mil linhas de ônibus do transporte interestadual de passageiros, envolvendo itinerários por todo o país. Para mostrar como deve ficar a situação das linhas potiguares, a coluna Especial UNIBUS RN vem trazendo um raio x do que será o certame nas linhas potiguares.

Na licitação, a ANTT pretende colocar em concorrência 2110 linhas, ligando 2050 cidades. Destas linhas, pouco mais de 900 serão linhas novas ou que não estão sendo operadas atualmente. Muitas delas são no Nordeste. A licitação dividirá as linhas em 16 grupos, com 54 lotes de linhas.

Porém, hoje vamos fazer um pouco diferente. Nesta matéria especial, trazemos como está e como ficará a situação das cinco linhas do transporte rodoviário com maior demanda no Brasil.

Critérios: Usamos dois critérios da licitação para fazermos esse levantamento. O primeiro é a tipologia da linha, uma vez que estamos falando do transporte rodoviário. Portanto, linhas com características semiurbanas, que possuem demanda maior do que algumas linhas citadas nesta matéria, não entram no nosso levantamento.

A segunda é um levantamento, feito pela ANTT (através do programa PROPASS Brasil), que mostrou quais são as linhas de maior demanda, além de verificar as condições atuais do transporte rodoviário nacional. O levantamento pode ser acessado clicando AQUI.
Lembramos que, de acordo com a ANTT, os dados de demanda apresentados abaixo datam de 2011. Certamente, os números devem ter sofrido alterações, para mais ou para menos.
Rio de Janeiro/Belo Horizonte: A linha que liga duas das maiores cidades brasileiras está nos lotes 1, 2, 4 e 5 do Grupo 16 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que quatro empresas passem a operar a quinta linha rodoviária de maior demanda no Brasil após o resultado do certame.
A linha percorre cerca de 440 km em aproximadamente 7 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com o levantamento da ANTT, a linha ficou em quinto lugar na demanda nacional, levando, por ano, 511.430 passageiros.
Cada empresa que ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo, 43 horários por semana no itinerário que passa por cidades como Niterói (RJ), Barbacena e Juiz de Fora (MG). Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 9 ônibus fixos. Eles devem possuir configuração de serviço convencional, executivo, semi-leito e leito. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 57,42.
Duas empresas operam, hoje, o trecho. Uma delas é a Viação Cometa. No momento, a passagem custa entre R$ 74,20 e R$ 129,00 (exceto taxas) nos dois sentidos e pode ser comprada pela internet. Diariamente, a linha possui 8 horários com a primeira saída às 09:00 e a última à meia-noite, nos dois sentidos.
Quem também opera o trecho Rio/BH é a tradicional empresa UTIL. Com 11 saídas diárias das duas rodoviárias, entre 08:45 e meia-noite, a passagem custa de R$ 69,00 a R$ 145,00 (exceto taxas) nos dois sentidos. Assim como sua concorrente, a empresa carioca também disponibiliza a compra da passagem pela internet.
Goiânia/Brasília: A quarta linha de maior demanda no Brasil, que liga as capitais de Goiás e do Distrito Federal, está dividida em dois itinerários, sendo um passando por Anápolis (GO) e o outro passando pela BR 060. O itinerário via Anápolis está inserido nos lotes 1, 2 e 3 do Grupo 06, segundo o edital da ANTT – o que vai habilitar três empresas para operar a linha após o resultado da licitação. Já o trajeto pela BR 060 está nos Lotes 1 e 2 do mesmo Grupo 06 e será operada por duas empresas.
Ambos os itinerários percorrem, em cada sentido, cerca de 200 km em aproximadamente 3 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com o levantamento da ANTT, a linha ficou em quarto lugar na demanda nacional, levando, por ano, 543.554 passageiros, juntando os dois itinerários.
Cada empresa que ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo 59 horários por semana no itinerário via Anápolis, e 22 saídas semanais na linha que trafega pela BR 060. Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 16 ônibus fixos, nos dois itinerários. Eles devem possuir configuração de serviço convencional e executivo. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 28,35 no trajeto via Anápolis e R$ 26,09 via BR 060.
Atualmente, duas empresas operam o trecho. A principal delas é a Viação Araguarina. No momento, a passagem custa entre R$ 33,41 e R$ 47,90 (exceto taxas) nos dois sentidos e pode ser comprada pela internet. Diariamente, a linha possui 12 horários com a primeira saída às 07:00 e a última às 18:00, nos dois sentidos.

Quem também opera o trecho Goiânia/Brasília é a Viação Goiânia. Com 8 saídas diárias das duas rodoviárias, entre 06:00 e meia-noite, a passagem custa de R$ 34,21 a R$ 47,90 (exceto taxas) nos dois sentidos. Assim como sua concorrente, a empresa também disponibiliza a compra da passagem pela internet.

Recife/João Pessoa: A tradicional linha que as duas capitais de Estados mais próximas do Brasil está nos lotes 1, 2 e 3 do Grupo 15 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que três empresas passem a operar a terceira linha mais movimentada do país após o resultado do certame.

A linha percorre cerca de 120 km em aproximadamente 2 horas. De acordo com o levantamento da ANTT, a linha leva, por ano, 640.012 passageiros, ficando no terceiro posto de itinerário mais movimentado do Brasil.
Cada empresa que ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo, 73 horários por semana no itinerário que passa por cidades como Goiana (PE) e Bayeux (PB). Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 11 ônibus fixos por cada empresa. Eles devem possuir configuração de serviço convencional e executivo. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 16,06.
Duas empresas operam, hoje, o trecho. Uma delas é a Progresso. No momento, a passagem custa R$ 19,52 (exceto taxas) nos dois sentidos e pode ser comprada pela internet. Diariamente, a linha possui 15 saídas, de hora em hora entre às 05:30 e 19:30, nos dois sentidos, além de uma saída extra às 3:00, de João Pessoa, diariamente.
Quem também opera o itinerário é a empresa cearense Princesa dos Inhamuns, mantendo o nome da Viação Bonfim (comprada recentemente). Com saídas diárias das duas rodoviárias, a cada hora, a passagem custa R$ 19,00 (exceto taxas) nos dois sentidos. Como a operação da linha foi iniciada recentemente, ainda não é possível comprar a passagem pela internet.
São Paulo/Curitiba: A linha que liga a maior cidade do Brasil à capital do Paraná está nos 5 lotes do Grupo 05 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT. Tal situação fará com que a segunda linha mais movimentada das estradas brasileiras seja operada por 5 empresas após o resultado do certame.
A linha percorre exatos 417 km em aproximadamente 7 horas (sem o tempo de paradas). De acordo com os dados da ANTT, a linha leva do seu destino inicial ao final, por ano, 673.012 passageiros, ficando com o 2º lugar de maior movimentação nas linhas rodoviárias interestaduais.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo 44 horários por semana no itinerário que passará por cidades como Itapecerica da Serra (SP) e a Serra do Cafezal. Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 11 ônibus fixos. Eles devem possuir configuração de serviço convencional, executivo, semi-leito e leito. O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 59,24.
Duas empresas operam, hoje, o itinerário. Uma delas é a Viação Cometa. No momento, a passagem custa entre R$ 67,50 e R$ 119,00 (exceto taxas) nos dois sentidos e pode ser comprada pela internet. Diariamente, a linha possui 17 horários com a primeira saída às 7:00 e a última à 00:20, nos dois sentidos.

Quem também opera o trecho SP/Curitiba é a Viação Itapemirim. Com 14 saídas diárias das duas rodoviárias, entre 6:20 e 00:10, a passagem custa de R$ 67,50 a R$ 119,00 (exceto taxas) nos dois sentidos. Assim como sua concorrente, a tradicional empresa capixaba também disponibiliza a compra da passagem pela internet.

São Paulo/Rio de Janeiro: Assim como na aviação, a linha que liga as duas maiores cidades do país é a campeã de demanda do transporte rodoviário nacional. Ela está no Grupo 05 da Licitação, de acordo com o edital da ANTT, estando presente em todos os 5 lotes. Ela está dividida em dois itinerários, sendo um passando por São Caetano do Sul (SP), e o outro por Duque de Caxias, no RJ. Após o resultado do certame, cinco empresas irão operar cada trecho.

Ambos os itinerários percorrem, em cada sentido, cerca de 500 km em aproximadamente 8 horas (sem o tempo de paradas). No levantamento feito pela ANTT, cada linha leva, por ano, pouco mais de 800 mil passageiros. Juntando os dois itinerários, a “ponte aérea das estradas” ganha disparada das demais linhas, levando exatos 1.637.481 passageiros, sendo a linha que mais transporta gente, de ônibus, nas estradas brasileiras.
Quem ganhar a licitação deverá ofertar, em cada sentido, no mínimo 53 horários por semana no itinerário que passa pelo ABC Paulista e mais 54 saídas semanais passando pela Baixada Fluminense. Ao todo, para a linha, devem ser escalados pelo menos 12 ônibus fixos em cada um dos itinerários. Os veículos devem possuir configuração de serviço convencional, executivo, semi-leito e leito (com e sem ar, segundo o edital). O lance mínimo para a passagem nesse trecho é de R$ 69,54, para a linha via São Caetano do Sul, e de R$ 60,35 via Duque de Caxias.
Atualmente, assim como no setor aéreo, a concorrência é agitada na ligação SP/RJ, fazendo com que quatro empresas operem a linha. A mais conhecida é a Expresso Brasileiro, que opera a linha há várias décadas e é a mais requisitada por quem não quer ir de avião. Com 15 saídas diárias das duas rodoviárias, entre 06:00 e 00:40, a passagem custa de R$ 70,85 a R$ 166,00 (exceto taxas) nos dois sentidos, podendo ser comprada pela internet.

Outra empresa que tradicionalmente liga as duas metrópoles é a Itapemirim. A empresa capixaba possui 14 saídas tanto do terminal do Tietê, quanto da Rodoviária Novo Rio. A passagem, que também pode ser comprada pela internet, custa de R$ 70,85 a R$ 166,00 (exceto taxas) nos dois sentidos.

Além das duas citadas, outra grande empresa a operar o trecho é a carioca 1001. A empresa, que atende estados como RJ, SP e MG, possui 14 saídas diárias das duas rodoviárias, sendo a maioria dos horários compostas por veículos Leito ou com ônibus Double Decker (DD). A passagem, que também pode ser comprada pela internet, varia de R$ 70,85 a R$ 166,00.

Quem também faz a ligação por terra das duas capitais mais importantes do país é a Expresso do Sul. A empresa, que faz parte do grupo empresarial que comanda, dentre outras, a Viação Cometa, possui 14 horários saindo de cada rodoviária, com as passagens também podendo ser compradas pela internet. Cada bilhete custa de R$ 70,85 a R$ 166,00 (exceto taxas) nos dois sentidos.

Série de matérias: Esta foi mais uma reportagem especial da série que o UNIBUS RN está fazendo nesta editoria sobre a licitação da ANTT. No próximo domingo, em mais uma edição do Especial UNIBUS RN, mostraremos o restante das linhas potiguares que compõem o Grupo 09 das linhas que serão licitadas.

Por Andreivny Ferreira
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1 comentário em “O Raio-X da licitação da ANTT: As linhas de maior demanda”

  1. fica a pergunta, tirando a Itapemirim e a brasileiro ficam a 1001 , expresso do sul e a cometa, que são do mesmo dono que é o grupo JCA que pertence a 1001 , não seria monopólio????

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