Quando no ano passado, ao completar 50 anos de operação no Brasil, a Agrale anunciou que entraria no segmento de ônibus de 17 toneladas, as atenções do mercado se voltaram para a empresa 100% nacional, que até então fabricava apenas ônibus de pequeno e médio porte, além de caminhões, tratores, veículos de defesa e motores estacionados. A expectativa foi grande após o anúncio do lançamento do modelo MA 17.0 em outubro do ano passado.
O ônibus vem para disputar espaço no maior segmento de veículos de transportes coletivos sobre pneus. Hoje, a estimativa da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores é que o segmento de 17 toneladas responde por 40% de todo o mercado de ônibus do Brasil.
Agora, a Agrale decidiu colocar o pé na estrada e divulgar por todo o País o novo chassi de ônibus, disponível para todas as encarroçadoras brasileiras. A Caravana Agrale tem duas rotas. Uma que partiu do Sul e vai exibir os produtos no Sudeste e Centro-Oete e outra que a partir de Brasília também pega parte do Centro-Oeste e o Norte e Nordeste.
Com vistas no Brasil, mas também de olho no mercado externo. O diretor comercial da Agrale, Alvonir Anderle, fala que a expectativa da empresa é a internacionalização dos seus produtos. “O MA.170 não é apenas um ônibus de 17 toneladas. Procuramos atender o que é tradicional neste mercado, mas ao mesmo tempo trazer inovações com produto simples e robusto, mais ao mesmo tempo dotado de tecnologia. Também pensamos na internacionalização da marca Agrale e o MA 17.0 tem um grande potencial para mercado externo” – conta o executivo.
O chassi MA 17.0 pode receber carrocerias de até 12,5 metros de comprimento e um novo conceito de quadro de estrutura. O motor é um Max Force 7.2, da MWM, com 6 cilindros, rendendo 225 cavalos de potência e torque alto para a categoria, representando bom desempenho e menor consumo, segundo a fabricante. O câmbio é manual Eaton 6 marchas. O entre-eixos na versão standard é de 6 metros e o PBT – Peso Bruto Total do chassi é de 17 toneladas e meia.
A Caravana da Agrale passou por São Paulo neste mês de setembro. Diversos frotistas foram conhecer o novo chassi. O diretor da SPTrur Transporte de Fretamento, Edson Barbosa, que também é presidente da CooperFênix, da capital paulista, destacou a qualidade e o baixo custo de manutenção dos veículos da marca.
Além dos ônibus de 17 toneladas, a Caravana demonstrou chassis já tradicionais da Agrale. Davino Cavalcante, diretor da COOTARDE, Cooperativa de Transporte Alternativo do Recanto das Emas, do Distrito Federal, é frotista da marca e destacou a evolução dos modelos da Agrale.
A presidente da COOTARDE, Marlene Francisca Alves Chagas, diz que a intenção agora é aumentar a oferta de lugares aos passageiros para atender a uma demanda maior. “Hoje operamos com os micro-ônibus de 8 toneladas. Agora vamos oferecer mais conforto aos passageiros com o MA 15.0, de 15 toneladas, e de porte maior que os micro-ônibus” – disse a frotista.
O diretor de garagem da COOTARDE, Joaquim Espíndola, enfatizou também as características técnicas do modelo de 17 toneladas da Agrale. De acordo com ele, algumas soluções, como o cárter removível facilitam a operação e a manutenção, feixes de molas reforçados e balanços dianteiro e traseiro melhorados, além da redistribuição dos feixes de mola.
Já existem algumas unidades operando comercialmente no País, mas as grandes ações comerciais da marca começam agora. Além de aplicações urbanas e interurbanas, o chassi pode ser indicado para fretamento de curta ou média distância.
Fonte e foto: Blog Ponto de Ônibus