Apesar de ainda não ter especificado o dia de início das interdições para obras de mobilidade no entorno da Arena das Dunas, já estão definidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) as respectivas interrupções de tráfego de veículos e as vias alternativas. Onze linhas do transporte coletivo terão mudanças de itinerário.
Previstos para começarem entre a primeira e a segunda semana de outubro, os serviços vão interromper as seguintes avenidas: Lima e Silva entre a avenida Salgado Filho e a avenida Prudente de Morais; Romualdo Galvão, apenas no sentido Centro-zona Sul, entre a Lima e Silva e a Miguel Castro; avenida Capitão Mor Gouveia da rua São José à Prudente; rua Raimundo Chaves entre BR-101 e Prudente; e a Prudente de Morais, no sentido zona Sul-Centro, da Miguel Castro à rua Raimundo Chaves.
Além dessas interrupções, outras pequenas alterações ocorrerão: a Prudente de Morais, apesar de liberada funcionará, no máximo, com duas faixas entre a Miguel Castro e a Raimundo Chaves no sentido Centro-zona Sul; e a rua São José, entre a Militão Chaves e a Raimundo Chaves, ficará apenas no sentido Candelária-Centro.
De acordo com o diretor de Fiscalização de Transporte da Semob, Rogério Leite, as interrupções ainda não tiveram início porque é preciso terminar a pavimentação das vias alternativas e a recriação de canteiros como o da Prudente que interrompe a Militão Chaves, que deixará de existir.
Devido às interdições, 105 ônibus que respondem por 11 linhas terão seus percursos alterados, além da relocação de três paradas da Prudente de Morais, que ficam no sentido a ser bloqueado, para a rua São José. As linhas de ônibus que terão novo itinerário são: 24, 35, 43, 44, 33, 33A, 33B, 30, 31, 39 e 41.
Mesmo mudando as ruas, Rogério Leite afirma que as paradas de ônibus na São José serão nas mesmas imediações da Prudente. Em relação à sinalização para implantação das paradas provisórias, Rogério considera a rua bem sinalizada e diz que há apenas o plano de sinalização para novos abrigos de passageiros, mas ainda não começaram a ser executadas. “Esse serviço é rápido. Pode ser resolvido em uma noite”, afirma.
As empresas de ônibus, segundo ele, estão sabendo das alterações do percurso desde o último dia 13, quando foi feito experimento com membros da Semob e motoristas de ônibus. Nesse teste foram feitos os percursos alternativos dentro de um ônibus, para avaliar, por exemplo, se é possível o veículo realizar manobra nas atuais ruas.
Sobre a duração da viagem, o diretor de Fiscalização e Transporte considera que essa mudança poderá ser observada depois que a nova rota for colocada em prática. “O trânsito não pode ser colocado a qualquer momento nas ruas. Mas sobre a quilometragem, a mudança é bem pequena”, disse Rogério.
Está previsto para o segundo pacote de obras de mobilidade, intervenções na avenida Capitão Mor Gouveia e em áreas próximas, mas por implicarem em novos desvios serão postas em prática daqui a um ou dois meses. Segundo Rogério Leite, essas obras atingem dez linhas que trafegam pelo bairro de Cidade da Esperança: 08, 01, 19, 20, 21 22, 23-69, 59, 66 e 71.
Com informações: Tribuna do Norte