Editorial UNIBUS RN: Uma licitação que vai mudar a cara das estradas

A maior da história do transporte nacional. Com essa alcunha, podemos definir bem o que está por vir no mês de abril de 2014, na Bolsa de Valores de São Paulo. Certamente bastante disputada, a licitação do transporte interestadual vai mudar, e muito, a operação de muitas linhas e a cara das estradas brasileiras.
Você já pôde perceber isso durante a série especial “O Raio-X da Licitação da ANTT”, onde listamos o que vai acontecer com todas as linhas interestaduais do RN e nas cinco linhas mais movimentadas do país.
O que mostramos foi uma amostra do que acontecerá com as mais de 2 mil linhas a serem licitadas. Em muitas delas, as empresas que as operam deixarão de circular e, em outras, a sadia concorrência vai melhorar os preços e a qualidade do serviço – que, por sinal, em vários desses itinerários, deixa a desejar.
Mas o mais emblemático nessa licitação é a diminuição de empresas aptas a circularem nessas linhas. Muitas das mais tradicionais, como a Nordeste, Bonfim (que foi vendida) e várias outras Brasil afora, vão sofrer um grande baque com a retirada dessas linhas do seu portfólio. Menos mal que, em alguns casos, como no RN, o transporte intermunicipal poderá ser alavancado com a concentração total dos esforços da empresa dentro do Estado onde está situado. Fora isso, infelizmente, a licitação marcará o fim das operações de muitas empresas.
Por outro lado, outros conglomerados irão crescer cada vez mais. Mesmo que tenham de operar linhas com concorrência – uma vez que existem linhas onde 5 empresas poderão circular – essas operadoras poderão colocar seu serviço a disposição dos usuários com a melhor qualidade possível.
Qualidade essa que, certamente, marcará essa licitação. Como dissemos no início deste Editorial, a qualidade do transporte intermunicipal deixa a desejar: ônibus velhos, mal conservados e, acima de tudo, preços exorbitantes (inclusive com aumentos concedidos nesta semana). Com a concorrência e regras mais rígidas para poder operar a linha, obviamente essas empresas irão ter de baixar suas tarifas e oferecer um serviço de melhor qualidade para o passageiro.
Então, vamos aguardar o resultado do certame, tão esperado pelas rodoviárias e estradas de todo o país. Para o bem ou para o mal de alguns, o transporte interestadual será licitado e poderemos melhorar o modal que mais leva gente no país.

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