Os motoristas que trafegam pelo trecho de encontro da Avenida Capitão Mor Gouveia com o KM-6 devem ficar atentos. Com obras iniciadas no local no início desta semana, condutores que precisam trafegar no sentido Cidade da Esperança-Zona Norte devem tomar um desvio à direita, na Rua Bom Pastor, e em seguida à esquerda, na Petronilo Diogo, para então chegar ao KM-6, conforme orientação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). O trecho foi interditado para a primeira etapa das obras de mobilidade urbana do Lote 1, que vão transformar Capitão Mor Gouveia e Jerônimo Câmara em um binário (mão única).
Por enquanto, apenas o sentido Cidade da Esperança-Km-6 encontra-se interditado, situação que deve se estender até o fim de novembro. A primeira etapa completa envolve o trecho entre as avenidas Rio Grande do Sul e o Km-6, que tem previsão de conclusão até o fim deste mês.
Conforme explicou o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Neto, em entrevista à Tribuna do Norte, o outro sentido da Capitão Mor Gouveia só será executado entre os meses de novembro e dezembro.
Na quinta-feira, enquanto a reportagem esteve no local, condutores não sabiam ainda o sentido que deviam tomar para chegar ao Km-6, ocasionado riscos de acidentes. O comerciante Leonardo Costa disse que os moradores não foram informados sobre a mudança. “Alguns motoristas estão perdidos no desvio. À noite, a situação é pior”, disse.
Segundo o o diretor de Fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Carlos Eugênio, uma equipe de deverá ir ao local na próxima semana para verificar os problemas de sinalização e fazer um planejamento de melhorias para os motoristas.
Quem trafega na Mor-Gouveia em direção ao Km-6 tem feito diferente do que foi orientado pela Semob. Após tomar a Bom Pastor, os condutores acabam desviando pela Rua Pedro de Souza, ao invés de tomarem a Petronilo Diogo, que fica mais à frente.
Com valor de R$ 114 milhões, o projeto será executado pela construtora E&T e está dividido em oito etapas. A entrega da obra está prevista para maio de 2014.
As intervenções contemplam a demolição e remoção e substituição do pavimento antigo; escavação e lançamento da rede de drenagem; execução da rede de esgoto; e execução da rede de água, contemplando 3,6 km na Mor Gouveia e 2,2 km na Jerônimo Câmara.
As terceira e quarta etapas da obra do binário vão se concentrar nas pistas 1 e 2 (lado direito e esquerdo) da Capitão Mor Gouveia, no trecho compreendido entre as avenidas Coronel Estevam e Interventor Mário Câmara.
A intenção com a obra é também de implantar uma faixa exclusiva para ônibus com piso de concreto. No trecho que compreende a Rodoviária até o Km-6, serão construídas duas faixas de ônibus exclusivas.
De acordo com o cronograma da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), quatro trechos da Mor Gouveia e da Jerônimo Câmara passarão simultaneamente por obras no mês de fevereiro.
Etapas: A 2ª etapa da obra compreende a realização de serviços na pista direita do mesmo trecho. Na 3ª etapa serão iniciados os trabalhos nas duas vias da área da Mor Gouveia entre a Avenida Coronel Estevam e Rua Vicente Celestino.
A 4ª etapa contempla serviços na pista direita no trecho entre as Avenidas Interventor Mario Câmara e Jaguarari. Os serviços na pista esquerda desse mesmo trecho corresponderão a 5ª etapa da obra.
Em seguida estão programadas intervenções nas duas pistas do trecho localizado entre a Jaguarari e a São José. Já a sétima etapa prevê a finalização dos serviços no trecho em frente à Rodoviária e a última etapa da obra deverá ocorrer em toda extensão da Jerônimo Câmara.
Imagens: Alex Régis e Equipe de Arte (Tribuna do Norte)
Fonte: Tribuna do Norte