PE: BRTs em operação somente em abril de 2014

A população da Região Metropolitana do Recife só terá o prazer de andar num veículo BRT (Bus Rapid transit), usufruindo do conforto e dos avanços tecnológicos típicos desses ônibus – incluindo o desejado ar-condicionado -, em abril do ano que vem. Essa é a previsão para que os novos operadores do Sistema de transporte público de Passageiros, escolhidos por Licitação pública, coloquem os coletivos de primeiro mundo na rua. É quando, também, devem ser concluídas as obras dos Corredores Leste-Oeste e Norte-Sul, as duas principais promessas de mobilidade do governo do Estado para a Copa do Mundo de 2014.
E os BRTs virão em partes. Abril é a previsão de início da operação, que deverá começar com apenas 15 ou 20 BRTs, veículos que custam, em média, R$ 800 mil a unidade, e que precisam de seis meses para serem montados.
Na semana passada, o governador assinou o contrato com os futuros operadores, agora totalmente legalizados – os Consórcios Conorte (responsável pelo Corredor Norte- Sul, que reúne as empresas Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur) e Rodoviária Metropolitana (do Corredor Leste-Oeste, formado pela Rodoviária Metropolitana e a CRT), dando o start para que os empresários iniciem a tão esperada nova fase do setor de transporte em Pernambuco.
Os dois grupos empresariais serão responsáveis por um contrato de R$ 4,5 bilhões, por 15 anos, podendo ser prorrogado por mais cinco anos. Também vão responder por uma frota de 712 veículos, dos quais 170 são BRTs (todos com ar-condicionado) e pelo transporte de 732 mil passageiros.
“Além das obras de pedra e cal, o sistema precisa do elo de gestão entre o poder público e os operadores. É isso que estamos efetivando hoje. Agora a relação ficará mas clara e quem sairá ganhando é a população”, disse o secretário das Cidades, Danilo Cabral.
No mesmo evento e com quase quatro meses de atraso, o governador lançou o edital de Licitação do restante do sistema – cinco lotes que totalizam um investimento de R$ 10,5 bilhões, também em 15 anos, renováveis por mais cinco, que equivalem a 70% do setor. Envolverá a operação de 1.892 veículos, 269 linhas e o transporte de 1 milhão de usuários por dia. A primeira Licitação (lotes 1 e 2) incluiu os corredores de BRT e linhas alimentadoras.
A previsão é de que, se tudo der certo, os cinco lotes entrem em operação em junho de 2014.
Os cinco lotes abrangem os principais corredores do Grande Recife e terão ônibus com ar condicionado em 554 articulados que operam as chamadas linhas troncais, tradicionalmente de alta demanda, que trafegam nos principais troncos viários da cidade. Os detalhes do edital ainda não são conhecidos e, por isso, o setor empresarial não pôde avaliar as exigências. O edital estará disponível no site do Grande Recife Consórcio de transporte (GRCT).
“O governador está à frente do seu tempo e tem o grande mérito de estar assinando o contrato dos novos concessionados, ao mesmo tempo que lança mais um edital de Licitação. Mas precisamos conhecê-lo antes de comentar”, afirmou o presidente do Urbana-PE, o Sindicato das Empresas de Ônibus, Fernando Bandeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo