Os projetos estruturantes que foram conquistados pelo Rio Grande do Norte junto ao Governo Federal para melhorar a malha viária estão em execução, em fase de contratação das empresas que vão realizar as obras ou na fase final de planejamento. A avaliação é do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Ele afirma que tem semanalmente cobrado no Dnit, nos ministérios ou diretamente no Palácio do Planalto a execução que esses compromissos sejam cumpridos e sempre tem encontrado algum avanço. Henrique Eduardo lembra que a presidenta Dilma Rousseff anunciou diretamente algumas dessas obras.
Nesta semana, Henrique Eduardo Alves recebeu a notícia do diretor do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) de que as obras do Gancho de Igapó terão o edital de licitação publicado na próxima quinta-feira, dia 12. Estão em andamento ainda as obras da duplicação da BR 304 e de adequação do trecho da BR 101 entre o Viaduto de Ponta Negra e a entrada de Pium.
Para o complexo Viário do Gancho de Igapó será adotado o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), como prevê a legislação no caso de obras que visam melhorias para a Copa de 2014, com recursos do PAC.
Entre as principais intervenções estão a implantação de túnel em formato “Y” interligando a Avenida das Fronteiras com a rodovia BR-101, sentido Natal, com a rodovia RN-160 – sentido São Gonçalo do Amarante. O equipamento terá 4,5 mil metros quadrados. Um viaduto com 280 m de comprimento será erguido ao longo da BR-101, no sentido duplo – crescente e decrescente – da rodovia.
Além de sistema de drenagem para a captação e condução de águas pluviais, com construção de estação elevatória e urbanização da área com a instalação de 150 postes de iluminação pública. O trecho receberá ainda abrigos de ônibus e quadras esportivas.
As mudanças devem melhorar o fluxo no local. Atualmente, o tráfego é de 75 mil veículos/dia em um único ponto. O semáforo existente será eliminado.
O gancho possui hoje sete alternativas de tráfego no mesmo nível, o que causa transtorno para os usuários.
“É uma obra importante que deverá melhorar problemas de congestionamento, melhorar a segurança no trânsito e facilitar também a circulação de circulação das pessoa”, avalia o superintendente do DNIT, Walter Fernandes.
As intervenções, acrescenta o superintende, devem ainda garantir ao usuário economia no tempo e operacional para trafegar. Serão construídos caminhos de serviços para desvio de tráfego por etapas, de acordo com o andamento das obras.
Segundo Fernandes a obra terá gerenciamento regular para avaliar durante a execução como riscos, fluxo de trânsito, cronograma adequado para não atrapalhar no período da Copa 2014, prazo de 30 dias.
Fonte: Tribuna do Norte